Indústria e Comércio

21/06/2012

Encontro de Turismo de Resende acontece nesta sexta, sábado e domingo

Feira de artesanato, paraquedismo e caminhada são algumas das atividades

Encontro de Turismo de Resende acontece nesta sexta, sábado e domingo

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Comércio, promove a partir desta sexta-feira, dia 22 de junho, até domingo, 24, o I Encontro de Turismo de Resende, no Parque das Águas. Segundo a diretora de Turismo da Secretaria, Dione Lyrio, o objetivo do encontro é sensibilizar os resendenses para o potencial turístico da cidade, que é dona de belezas naturais e atrações para um público diversificado. O encontro terá uma grande concentração de atividades no Parque das Águas, além da Feira de Artesanato, atividades esportivas e culturais.

- O próprio resendense desconhece muitas das belezas da cidade onde vive. Esse encontro vai permitir que eles participem de diversas atividades, nos mais variados lugares, algumas delas tendo como cenário estes atrativos turísticos - explica Dione Lyrio, salientando que o evento vai reunir grupos que já atuam com turismo em Resende, mas que nunca haviam se reunido antes.

Nesta sexta-feira, o evento será aberto às 8 horas com a Copa AMAN de Salto Hípico, que acontece na AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras), reunindo atletas civis e militares, com entrada gratuita. A competição acontece na Seção de Equitação Pista de Salto até domingo, dia 24, com provas nas categorias 1m, 1,10m, 1,20m e 1,30m.

No mesmo dia, a partir das 14 horas, tem início o Ciclo de Palestras, na CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas). Entre os palestrantes, o bicampeão brasileiro de vôo livre e recordista mundial em vôos duplos, Ruy Marra; o consultor do Sebrae e da Confederação Nacional do Turismo, Edson Fermann e rodadas de negócio com o Doutor em Turismo, Eduardo Jorge Costa Mielke, e a dupla Victor Gonçalves e Ivan Viana, que apresentarão painel sobre o uso das ferramentas sociais aplicadas ao turismo regional - "Como potencializar os empreendimentos turísticos através da Internet".

No sábado, 23, das 8h30 às 18 horas, estarão acontecendo diversas atividades no Parque das Águas: Feira de Artesanato, paredão de escaladas, slackline, capoeira, skate, demonstração de dança típica (Mazurca), entre outras. As atrações prosseguem ainda no domingo, 24, no mesmo horário, além de apresentação do Coral do Confiar, Trio Raiz Sertaneja, entre outras.

Também no sábado às 8h30, acontece a Regata AMAN, com largada em frente ao Clube GSSAN (Grêmio de Subtenentes e Sargentos das Agulhas Negras). Sábado e domingo, às 9h, tem salto de paraquedas no Aeroclube de Resende, junto ao Aeroporto Agulhas Negras, e voos de parapente e asa delta, na Estrada Parque - Visconde de Mauá - Capelinha; já às 10 horas, acontece o Circuito de Motociclismo, com saída da Praça da Igreja Nossa Senhora de Fátima, no bairro Paraíso.

No domingo acontece ainda a final da Copa AMAN de Salto, às 8 horas; Domingo no Parque, a partir das 8 horas, em frente ao Parque das Águas; o II Circuito de Caminhadas na Natureza Serrinha do Alambari, às 9 horas; e Circuito de Ciclismo, às 10 horas. Os participantes dos circuitos de Motociclismo e de Ciclismo, se concetrarão na Praça da Igreja Nossa Senhora de Fátima, no Paraíso, e percorrerão o Centro da cidade, passando pelo Manejo, em direção à Cidade Alegria, de onde retornam para o Parque das Águas.

O II Circuito de Caminhadas na Natureza é realizado com o apoio da Anda Brasil (Confederação Brasileira de Caminhadas). Os interessados podem se inscrever na Praça da Serrinha, gratuitamente. A primeira edição da caminhada aconteceu no ano passado e foi um sucesso. O evento não tem caráter competitivo, e dá aos participantes, de todas as idades, a oportunidade de contemplar a natureza da Serrinha do Alambari em um percurso de 10 quilômetros, passando por trecho de estrada de terra batida, pela trilha do Tatu (onde há duas transposições de dois pequeninos regatos, para os quais serão estendidas cordas para que o caminhante tenha um apoio devido as pedras escorregadias) e vários outros atrativos da região. Vale destacar que os participantes não são obrigados a completar todo o percurso e poderão parar para o almoço.

A programação completa está disponível no site da Prefeitura: www.resende.rj.gov.br.

Palavras chaves: EVENTO