30/07/2009
Mais 4 estações de tratamento são vistoriadas pela Prefeitura
Diretor Presidente da SANEAR reafirma cobrança pela eficiência do sistema
Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR
Em cumprimento a uma determinação do prefeito José Rechuan (DEM), o diretor presidente da SANEAR (Agência de Saneamento do Município de Resende), Luiz Cláudio Siqueira Chaves, está vistoriando todas as Estações de Tratamento de Água do Município, cuja responsabilidade pelo funcionamento é da Águas das Agulhas Negras, empresa concessionária do sistema de água e de esgoto em Resende. Somente no mês de julho, foram vistoriadas pelo presidente da agência as estações dos bairros Nova Liberdade, Alegria e Toyota, além da estação 31 de Março, que se localiza no Morro do Querosene (região do Lavapés).
Segundo Luiz Cláudio, todas as estações de tratamento de água estão passando por serviços de melhorias, entre eles pintura, instalação de guarda-corpo, melhorias no sistema elétrico e troca de bombas. Durante a vistoria nas quatro unidades, o presidente da SANEAR constatou que “a ETA da Nova Liberdade (foto) é a que se encontra em piores condições, com registros e encanamentos velhos e inúmeros vazamentos”, motivo pelo qual Luís Cláudio destacou a necessidade da correção destes problemas “o mais breve possível”.
Por outro lado, o presidente da SANEAR disse que a ETA do Toyota é a que apresenta melhores condições, “até porque se trata de uma estação nova e exige menos reparos". A ETA do bairro Toyota foi inaugurada em abril de 1998, tendo, portanto, 11 anos de funcionamento. De acordo com dados passados à SANEAR pela concessionária Águas das Agulhas Negras, a produção das quatro estações vistoriadas em julho chega a 410 litros por segundo. Luiz Cláudio realizou as vistorias em companhia dos diretores da SANEAR Marco Antônio Correa da Silva e Eduardo Chamarelli Correia. Nos próximos dias serão visitadas as ETAs do São Caetano e Fazenda da Barra.
- O objetivo destas vistorias é acompanhar de perto todas as obras que estão sendo realizadas nas unidades de tratamento de água visando evitar que a população venha a sofrer algum transtorno. Além disso, estamos cobrando para que os serviços sejam feitos de forma eficiente - destacou Luiz Cláudio, acrescentando que, nos próximos dias, vão ser vistoriadas as Estações de Tratamento dos bairros São Caetano e Fazenda da Barra II.
Palavras chaves: ÁGUA POTÁVEL