Resende

25º Min

25º Max

{Nome Secretaria}

Ações e Projetos

Hospital de Emergência

  • Referência no atendimento de emergência na região das Agulhas Negras, o Hospital Municipal de Emergência Henrique Sérgio Gregori conta com atendimento humanizado.
    O local recebeu obras e mudanças estruturais para dar mais conforto aos pacientes que aguardam atendimento e a seus familiares. Entre os serviços do Hospital de Emergência, constam:

    - A Sala de Trauma : Instalada em 2010, dotada de todos os equipamentos necessários para o atendimento inicial imediato aos pacientes em estado grave, visando estabilizar seu quadro de saúde. A criação do novo espaço permitiu separar o atendimento dos pacientes mais graves dos outros dos usuários, oferecendo com isso mais privacidade a todos.

    - Classificação de risco : Visando tornar o atendimento mais rápido para quem mais precisa, o Hospital de Emergência adotou em sua porta de entrada o sistema de classificação de risco, seguindo as regras estabelecidas pelo Ministério de Saúde. Através do sistema, os pacientes que dão entrada no hospital passam por uma triagem e os casos mais graves passam a ter prioridade no
    atendimento.

    - Cirurgia de catarata: O serviço para a realização de cirurgias de catarata passou por uma reestruturação, o que possibilitou a ampliação do atendimento, beneficiando um número maior de pacientes, especialmente idosos. Parte das cirurgias é feita no Hospital de Emergência, o que facilita a assistência aos pacientes, tanto no pré-operatório como no pós-operatório.

  • Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS)

  • O Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) é uma composição colegiada de apoio à formação e desenvolvimento dos trabalhadores de saúde de Resende. Tem como objetivo contribuir para implantação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde e auxiliar os serviços de saúde na construção de espaços coletivos multiprofissionais por meio de rodas de Educação Permanente.

    Confira aqui as atividades programadas para este mês.

  • Roda de Terapia Comunitária

  • O projeto Roda de Terapia Comunitária é um espaço onde as pessoas podem conversar, falar de suas experiências, alegrias, sofrimentos e inquietações, sempre acompanhadas por terapeutas. 

    O serviço é gratuito e pessoas de qualquer idade podem participar: jovens, adultos e idosos. 

    A Roda de Terapia tem objetivo de reforçar a autoestima dos participantes, melhorar sua autonomia e permitir que eles descubram suas potencialidades. 

    Para agendar um encontro, basta entrar em contato com uma das Unidades de Saúde abaixo: 

    - CAPS Casa Aberta, que fica na Av. Gal. Affonseca, 1.723, Vila Julieta, telefone 3359-4893.
    - CAPSad, localizado na Rua Madre Angélica, 28, Jardim Brasília, telefone 3360-5410.
    - CAPSi, que fica na Rua Pandiá Calógeras, 205, no bairro Jardim Jalisco, telefone 3360-5520.

  • Saúde na Escola

  • O Programa Saúde na Escola, que beneficia crianças e adolescentes  de cinco a 18 anos da rede municipal de ensino, reúne vários profissionais,  como enfermeiras, dentistas e nutricionistas, que trabalham na Avaliação  Antropométrica, que verifica a relação peso e altura dos alunos;  Avaliação Visual (Programa Melhor Visão); Triagem Auditiva; e Avaliação  Odontológica (Cárie Zero).

    Os alunos participam também de palestras  sobre Alimentação Saudável, DST/Aids, Dengue, Drogas, Sexualidade, Gravidez na adolescência, entre outros temas.

    O Programa faz o levantamento da saúde dos alunos e realiza os encaminhamentos  necessários, uma forma de contribuir para a melhora do aprendizado.

  • UPA Resende

  • Uma das conquistas mais importantes para o município, e que é fruto do trabalho conjunto desenvolvido entre a Prefeitura e os Governos Estadual e Federal, foi a implantação da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), que oferece atendimento médico de urgência, além de exames e internação por 24 horas. Com investimento de R$ 2,6 milhões, a nova unidade, instalada na região da Grande Alegria, já reduziu em 20% a procura por atendimentos no Hospital de Emergência.

  • Hospital de Criança

  • O atendimento de saúde prestado às crianças ganhou um forte aliado em Resende em 2012: a implantação do Hospital Albert Sabin, que funciona numa ala anexa ao Hospital de Emergência. Contando com 24 leitos, a unidade, que também está sendo chamada de Hospital da Criança, foi toda planejada, estruturada e decorada para receber o público infantil, com atendimento de emergência 24 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

  • Ambulatório da Mulher

  • Inaugurado no Dia Internacional da Mulher, 8 de março, o Ambulatório Especializado da Mulher, que funciona no Centro da cidade, ao lado da Apmir (Associação de Proteção à Maternidade e Infância de Resende) oferece atendimento especializado na área de ginecologia, obstetrícia de alto risco e mastologia, além de planejamento familiar.

  • Unidade reformadas

  • Para melhorar as condições de trabalho dos profissionais da saúde e o atendimento prestado à população, a administração municipal vem investindo, desde o primeiro ano de governo, na reforma, ampliação e adequação das Unidades de Saúde. Dentre as que foram beneficiadas com essas medidas estão a da Grande Alegria e os módulos de Saúde da Família do Jardim Beira Rio/Jardim Alegria; São Caetano; Cabral; Surubi; Barras I, II e III; Vicentina e Jardim Primavera.

  • Sorriso na Escola

  • O trabalho realizado pela Prefeitura na área da Saúde Bucal, e que está tornando a vida de crianças, adultos e idosos cada vez mais saudável, foi reconhecido e premiado por cinco anos consecutivos pelo Conselho Federal de Odontologia, que concedeu à Prefeitura o prêmio Brasil Sorridente.

    Em 2013 e 2014, o Programa de Resende foi considerado o melhor do país entre municípios de 50 mil a 300 mil habitantes.

    Desde 2010, a Saúde Bucal de Resende é considerada como a melhor do estado do Rio de Janeiro. Nesse ano, o município alcançou o quinto lugar em nível nacional. Em 2011, ficou na segunda posição no nacional e, em 2012, obteve a terceira colocação entre os municípios de 50 mil a 300 mil habitantes do Brasil.

    Entre os projetos de destaque em Resende está o Sorriso na Escola, trabalho preventivo e curativo realizado nas escolas municipais Algodão Doce, Sagrado Coração, Dona Mariúcha, Governador Roberto Silveira e Noel de Carvalho, Colégio Estadual Antonina Ramos e Associação Pestalozzi. O encaminhamento de alunos é feito diretamente para o Centro de Especialidade Odontológica, sem precisar passar pela Unidade Básica de Saúde.

    Confira outros projetos da Saúde Bucal em Resende:

    Projeto Construindo Sorrisos
    - Leva dentistas nas creches municipais, que atendem crianças até quatro anos, para orientar pais e monitores sobre a escovação correta.

    Projeto Sorriso do Futuro - Serviço de ortodontia preventiva interceptiva, ou seja, oferece aparelhos ortodônticos para alunos da rede municipal de ensino. As demandas são encaminhadas aos Centros Odontológicos, através das escolas ou das unidades básicas.

    Programa Sorriso não tem Idade - Oferece a colocação de implantes dentários pelo SUS (Sistema Único de Saúde), visando à substituição de dentes perdidos. Quem tiver falhas dentárias deve procurar uma unidade básica de saúde, que fará o encaminhamento para o Centro de Especialidades Odontológicas do Centro ou da Cidade Alegria. Para isso, os interessados devem preencher alguns requisitos: não ser fumante, ter mais de 60 anos, duas ou três falhas de dentes, e não conseguir receber a prótese. No caso de pessoas de 20 a 30 anos que tiveram a perda de dente por traumas, o caso será avaliado.

    Leia mais sobre o processo de implante dentário.

  • Rede ampliada

  • Com o objetivo de continuar investindo em ações de saúde preventiva, a Secretaria de Saúde concentrou esforços na ampliação da rede do Programa Saúde da Família (PSF) ? um trabalho que foi iniciado em 2009 e que está tendo continuidade com a construção dos módulos dos bairros Nova Alegria, Cabral, Morro do Cruzeiro e Liberdade, além da ampliação da unidade da Vicentina.