Resende

25º Min

25º Max

Home » Serviços »

Obras e Serviços Públicos

Botão Voltar
Botão Home

21/12/2016

Limpeza Urbana: Balanço aponta retirada diária de 20 caminhões de lixo das ruas

Serviços nos bairros mobilizam 140 operários, 14 caminhões e nove máquinas retroescavadeiras

Créditos: Divulgação

Cerca de 20 caminhões de lixo e entulho têm sido retirados diariamente das ruas, avenidas e praças da cidade pela Prefeitura durante a realização dos serviços de capina, varrição e roçada em todos os bairros e distritos. O balanço sobre os trabalhos de limpeza urbana foi divulgado nesta semana, pelo prefeito José Rechuan, segundo quem a atual administração da cidade vem intensificando estes serviços desde outubro, quando normalmente começa o período em que as chuvas costumam cair com mais intensidade. No mês de novembro, o total de detritos retirados das vias públicas ultrapassou 600 caminhões.

De acordo com o prefeito, mais de 140 operários estão mobilizados para atuar na limpeza das vias públicas. Os trabalhadores atuam com o apoio de 14 caminhões e nove máquinas retroescavadeiras. O prefeito disse ainda que a limpeza urbana segue um cronograma previamente estabelecido pela Secretaria de Serviços Públicos, mas os trabalhos estão sendo intensificados nas últimas semanas do ano em razão do Natal, quando o volume de lixo costuma aumentar.

Pelo menos uma vez a cada dois meses, cada comunidade de Resende é atendida com os serviços de capina, roçada e pintura de meio-fio, mas existem bairros nos quais estes serviços acontecem todo mês, levando-se em conta a extensão e o número de habitantes. No caso da varrição, o trabalho acontece toda semana.

- Quando assumimos a administração municipal, em janeiro de 2009, encontramos a cidade abandonada no que diz respeito à limpeza urbana. A coleta de lixo se encontrava paralisada, a frota responsável pelo setor estava totalmente sucateada e não havia lixeiras nos logradouros públicos. Demos a volta por cima nesta situação que trazia inúmeros transtornos para a população, pois uma rua cheia de lixo não afeta apenas o embelezamento do bairro, mas acarreta riscos graves à saúde da população, principalmente no que diz respeito à proliferação de mosquitos, pernilongos e outros insetos – declarou o prefeito.

Atualmente, sete equipes trabalham na limpeza de todos os bairros e distritos. O grupo A é formado pelas seguintes comunidades: Campos Elíseos, Cidade Alegria, Nova Alegria, Jardim Alegria, Elite, Baixada da Olaria, Morada da Felicidade, Alegria Velha, Vila Hulda, Vila Itapuca, Vila Santa Isabel, Liberdade, Nova Liberdade, Vila Santa Cecília, Jardim Jalisco, Manejo, Vila Julieta, Alto dos Passos, Centro Histórico, Lavapés, Morro do Batista, Morro do Machado, Vila Central, Vila Moderna, Comercial, São Sebastião, Jardim Tropical, Montese I e II, Morada do Castelo, Monet, Bulhões, Jardim Esperança, Jardim do Sol, Parque Minas Gerais, Jardim Aliança I e II, Jardim D'Oeste, Mirante da Serra e Morada da Montanha.

Já do grupo B fazem parte Boa Vista I e II, Jardim Beira-Rio, Nova Resende, Casa da Lua, Morada das Agulhas, Morada da Colina, Morada do Bosque, Paraíso, Barbosa Lima, Centro, Parque Ipiranga I e II, Jardim Brasília I e II, Eucaliptal, Engenheiro Passos, Surubi, Santo Amaro, Vila Vicentina, Vila Elizabeth, Vila Verde, Alambari, Cabral, Morro do Cruzeiro, Castelo Branco, São Caetano, Campo Belo, Morada da Barra, Nossa Senhora de Fátima, Parque Embaixador, Vila Maria Cândida, Jardim Primavera, Morada do Contorno, Toyota, Vila Isabel e Vila Lourdes.

Rechuan lembrou ainda que ao longo dos seus dois governos, a Prefeitura  passou a ter a limpeza urbana como uma das prioridades. Além de aumentar o número de equipes envolvidas neste trabalho, através da Secretaria de Serviços Públicos foram instaladas 2.500 lixeiras em toda cidade, desde a região central até os bairros mais afastados.

Ocorreram ainda mais de 30 mutirões de limpeza por meio de um trabalho integrado desta pasta com a Secretaria de Saúde visando principalmente evitar a formação de focos do mosquito transmissor da dengue. Durante a realização destes mutirões, a prefeitura retirou mais de 230 caminhões de lixo e de entulho das ruas.