Resende

25º Min

25º Max

Home » Serviços »

Obras e Serviços Públicos

Botão Voltar
Botão Home

31/10/2017

FINADOS TERÁ ESQUEMA ESPECIAL NO CEMITÉRIO SENHOR DOS PASSOS

Dez guardas municipais controlarão trânsito no entorno do Cemitério Municipal Senhor dos Passos, que abrirá às 6h no dia 2

Créditos: PMR/Divulgação

A Prefeitura de Resende terá um esquema especial para ordenar o trânsito nas imediações do Cemitério Municipal Senhor dos Passos no Dia de Finados, celebrado na próxima quinta-feira, 2 de novembro. De acordo com o comando da Corporação, nesta data a Guarda Municipal atuará no local com 10 guardas, duas motos e duas viaturas, para controlar o trânsito na rua de acesso ao cemitério, que terá trânsito normal, com a circulação de ônibus e veículos. O Cemitério Municipal Senhor dos Passos tem cerca de 10 mil túmulos e deve receber aproximadamente de 20 mil pessoas nesta quinta-feira.

 

A visitação ao cemitério, que já recebeu serviços de limpeza e pintura para receber as famílias que vão prestar homenagens aos seus entes queridos, poderá ser feita a partir das 6 da manhã, estendendo-se até 17 horas. A coordenadora do Cemitério Municipal, Tatiana Medeiros de Oliveira, disse que somente uma igreja evangélica comunicou que fará cultos no local, em horários alternados entre as 8h e às 17h.

 

Além do portão principal, o Cemitério Municipal Senhor dos Passos possui outros dois pequenos portões laterais que também poderão ser utilizados pela população no Dia de Finados, para acesso ao interior campo santo, onde existe uma pequena capela, um cruzeiro, e vários tanques que podem ser utilizados para limpeza dos túmulos. Outra opção para a população é utilizar o portão dos fundos do Cemitério, com acesso pelo bairro Vila Central (próximo ao Jardim Brasília). Este portão, o entanto, só será aberto às 7 da manhã.

 

Visando evitar a formação de criadouros do mosquito transmissor da dengue, entre outras doenças, a coordenação de Cemitério Municipal faz um apelo aos visitantes para que retirem as embalagens plásticas utilizadas para embrulhar os vasos de flores e plantas, e evitem deixar pratinhos sob os vasos. Outra solicitação da coordenação é para que os visitantes que fizerem limpeza nos túmulos, recolham os detritos e depositem tudo nas caçambas de lixo.  

 

História - Além de prestar homenagens aos seus entes queridos, quem for ao Cemitério Municipal Senhor dos Passos entre os dias 1º e 3 de novembro, também poderá ver uma exposição de fotos e recortes de jornais, com informações sobre pessoas famosas que foram sepultadas no local. Para isso, a Fundação Casa de Cultura Macedo Miranda vai instalar no cemitério placas com pequenas biografias e fotos dessas personalidades. Entre elas estão o radialista Odilon Carlos de Faria (1940-2015) e dona Maria Benedita, conhecida como a Rainha do Café no século XXVII. É dela, por exemplo, o primeiro mausoléu construído no Senhor dos Passos.