22/03/2019

X CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DISCUTIRÁ POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O MUNICÍPIO

Evento será realizado, neste sábado (23), no auditório da AEDB, no bairro Morada da Colina

X CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DISCUTIRÁ POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O MUNICÍPIO

Crédito: Carina Rocha

Será realizada neste sábado, dia 23, a décima edição da Conferência Municipal de Saúde (X COMSAUDE), que acontecerá no auditório da Associação Educacional Dom Bosco, localizada no bairro Morada da Colina. O evento, que tem como principal objetivo discutir problemas e soluções acerca da área de saúde de Resende, deverá reunir mais de 150 pessoas, dentre elas delegados, suplentes, observadores e autoridades municipais.

O tema da edição 2019 será “Democracia e Saúde – Saúde como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS”. O secretário de Saúde, Tande Vieira, lembrou que foram realizadas três pré-conferências com a participação da sociedade, visando analisar propostas para melhorias nas políticas públicas do setor.

— Nos dias 12 e 26 de fevereiro, foram realizadas duas prévias da COMSAUDE, na Casa dos Conselhos, no bairro Lavapés e, na Primeira Igreja Batista, no Campos Elíseos. Já a III pré-conferência aconteceu no salão da Comunidade Nossa Senhora da Paz, na Cidade Alegria. As reuniões são fundamentais para a elaboração de novas propostas para o SUS (Sistema Único de Saúde). Conseguimos um mapeamento melhor da saúde no município, ao detectarmos as necessidades e os resultados positivos da nossa realidade também. A reavaliação é importante para continuarmos com as boas estratégias e, ao mesmo tempo, definirmos prioridades, metas, planejamentos e ações para o próximo Plano Plurianual. O atual plano está vigorando desde 2018, e é válido até 2021 – acrescentou.

O secretário ainda pontuou os principais propósitos da X COMSAUDE. “O evento é convocado pelo Decreto Municipal nº 11.491, de 14 de janeiro de 2019, com o objetivo de discutir os problemas de saúde do Município para permitir uma possível atualização do Plano Municipal de Saúde. Depois, serão realizadas a 8ª Conferência Estadual e a 16ª Conferência Nacional de Saúde. Durante a conferência municipal, também definimos a organização, as normas de funcionamento e os critérios de eleição no Conselho Municipal de Saúde, que possui 32 membros atualmente. O Conselho tem o poder de fiscalizar o cumprimento da legislação vigente, entre outras atribuições”, frisou.

As inscrições do evento, que antes eram até 15/03 foram prorrogadas de 20/03, o que possibilitou o cadastro de mais de 150 delegados e suplentes, todos interessados no aperfeiçoamento da política de saúde. Os membros inscritos como delegados e membros natos participarão da “X COMSAUDE” com direito a voz e voto, enquanto os demais membros (restante do público) terão apenas direito à voz. Vale ressaltar que qualquer pessoa será bem vinda na Conferência, com a possibilidade de inscrever-se no dia do evento.

Palavras chaves: Saúde, Conferência, Política, Evento, COMSAUDE