27/06/2018

Evento acontece nesta quinta-feira, 28, a partir das 9h da manhã

VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO É TEMA DE AÇÃO NO CALÇADÃO DE CAMPOS ELÍSEOS

Crédito: Carina Rocha

A violência contra o idoso é crime, e deve ser combatida todos os dias. Pensando nisso, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, realiza nesta quinta-feira, dia 28, uma ação visando conscientizar a população sobre os direitos e as necessidades dessas pessoas. A atividade, que será realizada no Calçadão de Campos Elíseos, faz parte da programação do Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra o Idoso, celebrado no dia 28. A data foi instituída em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, com o objetivo de conscientizar a população sobre a violência contra o idoso, além de difundir a necessidade de denunciar e coibir atos degradantes ou nocivos praticados contra as pessoas da terceira idade.

A mobilização no Calçadão, que acontecerá das 9h às 11h, contará com uma apresentação especial do Coral do Centro de Convivência de Idosos (CCI), que também estará no local acompanhando a realização do ato. Além da apresentação, uma equipe da Diretoria de Direitos Humanos fará a distribuição de folhetos com informações práticas sobre como lidar com a pessoa idosa no dia a dia, e informará a população sobre questões importantes como, por exemplo, os tipos de violência praticados contra a pessoa idosa e os serviços oferecidos para este público no município.

- Precisamos chamar a atenção da sociedade para as necessidades desse público e aproveitar essa data estipulada pela ONU para conscientizar as pessoas de que este tipo de violência, infelizmente, está mais presente do que imaginamos. Além disso, também queremos desmistificar a ideia de que só existe violência física contra os idosos. Na verdade, vários tipos de violência são cometidos contra essas pessoas todos os dias e o pior é que, muitas vezes, nem o responsável por ela sabe que está cometendo violência – explica a diretora Emanuele Dalpra.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), um em cada seis idosos é vítima de algum tipo de violência ao longo da vida. O relatório aponta ainda que 16% das pessoas com mais de 60 anos já sofreram algum tipo de abuso. Segundo Emanuele Dalpra, muitas vezes a violência é praticada por pessoas muito próximas ao idoso e nas quais ele confia, como familiares e cuidadores.

Onde denunciar

Os casos de violência contra idosos devem ser denunciados através do Disque 100, serviço telefônico que recebe, encaminha e monitora casos de violação de direitos humanos. A denúncia pode ser feita de forma anônima, sem riscos ao denunciante. No município, mais informações sobre o assunto podem ser obtidas no CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). O serviço fica na Rua Natanael Galvão Batista, 48, bairro Jardim Tropical, telefone 3360.9775.

Palavras chaves: Violência Contra O Idoso