Resende

15° Min26º Max

Selo prevenção do site

Assistência Social e Direitos Humanos

12/03/2019

USUÁRIOS DO BOLSA FAMÍLIA DEVEM PROCURAR UNIDADE DE SAÚDE PARA NÃO PERDER BENEFÍCIO

Prazo para cumprimento da primeira condicionalidade de saúde de 2019 já está aberto

USUÁRIOS DO BOLSA FAMÍLIA DEVEM PROCURAR UNIDADE DE SAÚDE PARA NÃO PERDER BENEFÍCIO

Crédito: Carina Rocha

Cerca de 3.100 famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família em Resende devem procurar uma unidade de saúde até o dia 8 de maio, para realizar o “Acompanhamento da condicionalidade de saúde". O processo contempla crianças menores de 7 anos, gestantes em fase de pré-natal e mulheres de 14 a 44 anos. Essa é a primeira vigência da condicionalidade este ano, tendo em vista que o compromisso é semestral.

Para ficar em dia com a Condicionalidade, os responsáveis familiares devem procurar as unidades de saúde o mais rápido possível para se informar sobre as datas de realização da pesagem, devido as várias atividades realizadas pelos profissionais de saúde. Os documentos exigidos são os cartões de vacina ou de pré-natal caso seja gestante.

É fundamental que os responsável levem as crianças menores de 7 anos para tomar as vacinas recomendadas pelas equipes de saúde e para pesar, medir e fazer o acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento. Já no caso das gestantes, também é necessário estar em dia com o pré-natal e ir às consultas na Unidade de Saúde.

O objetivo do Governo Federal ao estabelecer condicionalidades é fazer com que as famílias assumam um compromisso com a educação e a saúde. Na área da educação, os responsáveis devem manter matriculadas na rede pública de ensino crianças e adolescentes de seis a 17 anos; comprovar uma frequência escolar de pelo menos 85% das aulas para crianças e adolescentes de seis a 15 anos e de 75% para jovens de 16 e 17 anos.

- É muito importante ficar atento as chamadas do programa para não correr nenhum risco. Vale lembrar que os pais que não realizarem esse compromisso podem ter seu benefício bloqueado ou até mesmo suspenso e não queremos que isso aconteça - explica a Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Jaqueline Primo.

 

Palavras chaves: Bolsa Família, Benefício, Prazo
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados