05/07/2018

UNIDADES DE SAÚDE ABRIRÃO SÁBADO PARA REALIZAÇÃO DE EXAMES PREVENTIVOS

Procedimentos, que visam prevenir casos de câncer de colo de útero e de mama, poderão ser feitos nos dias 7 e 21 de julho, das 8 às 16h

UNIDADES DE SAÚDE ABRIRÃO SÁBADO PARA REALIZAÇÃO DE EXAMES PREVENTIVOS

Crédito: Carina Rocha

Visando prevenir ou identificar precocemente casos de câncer de colo de útero e de mama, a Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Saúde, vai realizar neste sábado, dia 7, e no próximo dia 21, exames preventivos voltados para mulheres de todas as idades. Os procedimentos, que serão realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos postos do Programa Saúde da Família (PSF), estarão disponíveis nos dois dias das 8 às 16h. O câncer de mama é o responsável pelo maior número de mortes de mulheres por câncer no Brasil. Já o de colo do útero é o quarto mais letal, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

De acordo com a Superintendente de Atenção Básica em Saúde, Cácia Osório, a ação acontecerá no dia 7 de julho, nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Cidade Alegria, Manejo e Jardim Primavera, nos postos do Programa de Saúde da Família da Cidade Alegria, Jardim Alegria, Liberdade, Nova Alegria e Itapuca, além da Clínica da Família. Já no dia 21, os procedimentos serão disponibilizados nos postos do Programa Saúde da Família da Liberdade, Vicentina, Surubi Velho, Novo Surubi, Paraíso, Jardim Alegria e Itapuca.

Os exames, segundo a superintendente, serão oferecidos a todas as mulheres, sem limite mínimo ou máximo de idade. Para realizar o procedimento, a interessada deve se dirigir à unidade de saúde mais próxima de sua casa, levando o cartão SUS. Vale lembrar que mulheres grávidas ou que estão em período menstrual não poderão fazer o exame preventivo, já que as circunstâncias poderão alterar o diagnóstico.

A Superintendente de Atenção Básica ressalta que os exames, tanto o preventivo de colo de útero como o de palpação das mamas, são fundamentais para a saúde da mulher, já que ajudam a identificar doenças que podem ser plenamente tratadas quando o diagnóstico é feito precocemente.

- Quando o tratamento é feito no início, é possível impedir o desenvolvimento da doença em quase 100% dos casos. Por isso é tão importante que o exame, que é rápido, simples e indolor, seja feito periodicamente e faça parte da rotina de todas as mulheres – finaliza Cácia Osório.

Serviço:

Exames preventivos aos sábados, das 8 às 16h

Dia 7: Unidades de saúde da Cidade Alegria (Av. das Mangueiras e Rua das Violetas), Manejo, Jardim Primavera, Jardim Alegria, Liberdade, Nova Alegria e Itapuca, além da Clínica Família

Dia 21: Unidades de saúde da Liberdade, Vicentina, Surubi Velho, Novo Surubi, Paraíso, Jardim Alegria e Itapuca

Palavras chaves: Preventivo