Superintendência de Eventos

04/09/2019

UMA DAS NOVIDADES DESTA EDIÇÃO, EXAPICOR TERÁ '1ª COPA SUL FLUMINENSE DE AIRSOFT' ENTRE AS ATRAÇÕES

Evento contará com "Cidade do Airsoft", espaço especialmente destinado ao esporte; Inscrições estão abertas

UMA DAS NOVIDADES DESTA EDIÇÃO, EXAPICOR TERÁ '1ª COPA   SUL FLUMINENSE DE AIRSOFT' ENTRE AS ATRAÇÕES

Crédito: Arquivo PMR

Restando poucas semanas para a maior festa da região sul-fluminense, a Prefeitura de Resende está divulgando todas as novidades da 52ª edição da tradicional Exapicor. Uma delas é a "1ª Copa Sul Fluminense de Airsoft", que é uma competição esportiva entre equipes simulando combates de guerra, exigindo estratégia, agilidade e muita coordenação motora. As etapas acontecem entre os dias 27 de setembro e 6 de outubro, com as inscrições podendo ser feitas por WhatsApp.

De acordo com a organização do evento, as equipes serão formadas por oito operadores, que receberão instruções e "patchs" exclusivos para a competição. O cronograma da disputa prevê que as eliminatórias aconteçam nos dias 27, 28 e 29 de setembro, quando as equipes se enfrentarão em partidas de no máximo uma 1 hora de duração.

As equipes que avançarem pelas eliminatórias participarão da segunda etapa, que será realizada no dia 06 de outubro, na qual deverão cumprir um percurso tático na modalidade CQB. Nesta fase, duas equipes disputam a partida dentro de um local fechado, com pontos atribuídos ou descontados obedecendo os seguintes critérios: eficiência; padronização da equipe; conduta tática; tempo para se equipar; utilização correta de equipamentos; capacidade de reação.

- É uma competição que promete muita emoção e pode cair nas graças dos visitantes da Exapicor. Esta modalidade esportiva de ação vem crescendo muito e a Prefeitura está apoiando, através da disponibilidade de um ambiente adequado para a prática. A expectativa é de que a 'Copa Airsoft' seja um sucesso e dissemine o esporte para mais pessoas - explica a secretária de Comunicação Social e Eventos, Tatiane Gavioli.

A 1ª Copa Sul Fluminense de Airsoft acontece em parceria com a SWAR Airsoft Resende e o CCO (Comando Conjunto de Operações) do Sul Fluminense, representado pelas equipes da região: SWAR, AKT, CAT E AGT. As inscrições podem ser feitas por WhatsApp, através do número (24)988478882.  Os grupos formados deverão pagar uma taxa de inscrição e ter o equipamento básico necessário, composto por: óculos de proteção, máscara, uniforme, colete, luvas, arma primária ou secundária.

A premiação da copa contará com troféus para os três primeiros colocados e medalhas para todos os participantes.

Cidade do Airsoft

Para garantir a estrutura necessária à prática do esporte, a Prefeitura cederá, na Área de Exposições, um espaço próprio destinado ao Airsoft, que será denominado "Cidade do Airsoft". O local comportará um estande de tiro de airsoft, palestras sobre o esporte, loja de artigos esportivos e militares, além de diversas outras atrações e curiosidades sobre a modalidade.

Saiba mais sobre o esporte

Considerado uma modalidade esportiva, o Airtsoft consiste em uma simulação de combate de guerra, na qual os jogadores são distribuídos em equipes. Cada equipe possui um objetivo previamente determinado: a eliminação da equipe rival ou de um membro assinalado, a captura de um objeto, entre outros. O jogo esportivo reforça valores como o fairplay e a honestidade, uma vez que a eliminação dos participantes é feita por autodeclaração. Ou seja, os participantes precisam assumir que foram atingidos.

Palavras chaves: Copa Airsoft; Exapicor