Desenvolvimento Rural

15/05/2019

TRADICIONAL TORNEIO LEITEIRO DA AMIZADE CHEGA à SUA 39ª EDIÇÃO NESTA QUINTA-FEIRA

Programação no sábado contará também com provas de hipismo, brincadeiras, música ao vivo e muito mais no Parque de Exposições

TRADICIONAL TORNEIO LEITEIRO DA AMIZADE  CHEGA à SUA 39ª EDIÇÃO NESTA QUINTA-FEIRA

Crédito: Arquivo PMR

Um dos mais importantes e tradicionais eventos ligados ao setor agropecuário na região, o Torneio Leiteiro da Amizade, chega à sua 39ª edição nesta semana. O evento, que acontece no Parque de Exposições Francisco Fortes Filho entre os dias 16 e 19 de maio, conta com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e da EMATER-Rio. Além da esgota e premiação dos animais, o evento contará com provas de hipismo, tambor e baliza; gincana; brincadeiras infantis e música ao vivo.

De acordo com os organizadores, o torneio visa promover uma confraternização entre os produtores rurais da região e resgatar aquela que já foi uma das mais importantes atividades econômicas do município. Ao todo, o evento deverá reunir cerca de 140 animais, sendo 20 bovinos, que participarão do torneio, e 120 equinos para as provas de hipismo, tambor e baliza, que acontecem no sábado, a partir das 9h. E aproveitando o clima sertanejo, mais tarde, às 20h, a dupla Zé Vithor e Cuiabá se apresenta no Parque de Exposições.

Para participar, os proprietários deverão apresentar os seguintes documentos dos animais: GTA (Guia de Trânsito Animal); atestado negativo de Brucelose e Tuberculose; e atestado de vacina contra Febre Aftosa. Para cavalos, deverá ser apresentado o Exame de Anemia Infecciosa, Mormo e GTA.

Os animais participantes serão divididos em três categorias: vacas (puras/girolando); novilhas com até quatro dentes (puras/girolando); e até 30 quilos (vacas e novilhas, independente da raça). Segundo os organizadores do evento, animais de outras raças não poderão participar do torneio. Uma comissão formada por três integrantes ficará responsável pelo julgamento e definição dos animais nas devidas categorias.

- O torneio permitirá que pecuaristas possam confraternizar e trocar de experiências. A importância desses produtores e dos animais de alto padrão genético no município é muito grande, por isso o intercambio criado entre eles através do torneio também é extremamente valioso – destaca o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Vinicius Cibien.

Sistema de ordenhas

Conforme as regras do Torneio, os animais concorrentes deverão dar entrada no Parque de Exposições até às 18h do dia 16 (quinta-feira). Neste dia, às 23h, será feita a pré-esgota dos participantes. Já nos dois dias seguintes, os animais serão ordenhados em três horários: às 7h, 15h e 23h, sendo a primeira do dia 17 a ordenha de esgota. A última ordenha acontece no domingo, dia 19, às 8h. Vence o torneio o animal com maior produção, somadas todas as ordenhas. A premiação dos produtores, com troféus, será realizada domingo, a partir das 10h.

Palavras chaves: Torneio; Agropecuária