Superintendência de Eventos

06/09/2019

TRADICIONAL DESFILE CÍVICO MARCA O FERIADO DE 7 DE SETEMBRO EM RESENDE

Escolas Municipais, autoridades e instituições se juntam neste sábado, na Avenida Beira Rio

TRADICIONAL DESFILE CÍVICO MARCA O FERIADO DE 7 DE SETEMBRO EM RESENDE

Crédito: Gleisiane Carvalho

Mantendo a tradição, estudantes da Rede Municipal de Ensino vão comemorar neste sábado, dia 7, os 197 anos da independência do Brasil com um desfile cívico. A mobilização será feita na Avenida Rita Maria Ferreira da Rocha, a Beira Rio, a partir das 9h da manhã, e contará ainda com representantes da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, entre outras instituições.

De acordo com a programação, a abertura será feita pela Banda Sinfônica da AMAN, que executará o Hino Nacional e o Hino da Independência em frente ao palanque das autoridades, localizado próximo ao Parque das Águas. Dando início ao desfile, o prefeito Diogo Balieiro Diniz e o comandante da Academia, general Gustavo Henrique Dutra de Menezes, percorrerão a Avenida passando a tropa em revista. Logo depois, já com as autoridades presentes no palanque, a pista será aberta para a passagem de militares, dando sequência ao desfile.

Ainda segundo a programação, após os militares desfilarão os representantes da 37º Batalhão da Polícia Militar, do 23° Grupamento do Corpo de Bombeiros, a Guarda Municipal, Cruz Vermelha, Grupo de Escoteiros do Médio Paraíba e Lions Clube de Resende. A fanfarra da Associação Pestalozzi, acompanhada de um grupo de alunos da instituição, entra na Avenida logo depois.

Na sequência, as escolas municipais e algumas fanfarras entrarão na área de desfile na seguinte ordem: E.M. Santa Maria, fanfarra Augusto de Carvalho, E.M. Professor Carlinhos, E.M. Moacir Coelho, E.M. Jardim das Acácias, fanfarra Augusto de Carvalho, 489 - Augusto de Carvalho, CIEP-342 Geraldo da Cunha, E.M. Camões, E.M. Surubi, fanfarra Júlio Verne, E.M. Júlio Verne, E.M. Noel de Carvalho e C.M. Getúlio Vargas.

Após a passagem das escolas, a Prefeitura terá uma participação especial, através de um desfile com a frota municipal. Esta etapa incluirá todos os veículos, inclusive os recém adquiridos pela gestão municipal, com o objetivo de mostrar para a população o patrimônio público, bem como a forma como o dinheiro público está sendo utilizado no município.

De acordo com o comando da Guarda Civil Municipal, um contingente de 40 guardas, aproximadamente, será mobilizado para a segurança do desfile e nos arredores, onde o trânsito será paralisado.

Trânsito

De acordo com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SUMTRAN), durante o desfile, o tráfego de veículos na Avenida Beira Rio, no trecho compreendido entre as ruas Pandiá Calógeras (Rua do Colégio Anglo Brasileiro) e Custódio José de Melo, ficará interrompido. A interdição também atingirá, no mesmo horário, as vias transversais Pandiá Calógeras, Abel Rodrigues Fontes, Mário Periquito, Augusto Xavier de Lima, Sarquis José Sarquis e Alan Kardec, que só poderão ser acessadas pelos moradores. A liberação será feita pela Guarda Municipal que manterá uma equipe de plantão no local.

Palavras chaves: Desfile Cívico; 7 De Setembro