04/05/2009

Trânsito: Município reforça ações educativas nas escolas

Parceria com Peugeot garante novo projeto no setor

Trânsito: Município reforça ações educativas nas escolas

Crédito: Arquivo - ACOM/PMR

Com o objetivo de reforçar junto aos alunos da rede pública a importância do respeito às normas de trânsito como forma de garantir a segurança de motoristas e pedestres nas vias públicas, a Prefeitura, através do Departamento de Transporte e Mobilidade, acaba de lançar o projeto “Uma via certa para o futuro”. O projeto – que inicialmente está levando aos alunos informações sobre direção defensiva no trânsito – é realizado em parceria com a montadora de automóveis Peugeot Citroen e a Coordenadoria Regional da Região do Médio Paraíba III, órgão representativo da Secretaria estadual de Educação no Município.

Duas escolas já foram beneficiadas com a iniciativa: Professor Carlinhos (Fazenda da Barra III) e João Maia (Centro). Para a noite desta segunda-feira, dia 04, a palestra sobre o tema estava prevista para o Colégio estadual Pedro Braile Neto (Jardim Jalisco). O prefeito José Rechuan (DEM) lembrou que, com o lançamento deste projeto, a administração municipal reforça as ações realizadas desde o começo do ano no sentido de aumentar a segurança no trânsito da cidade.

- A imprensa da região noticiou nos últimos dias o projeto da Prefeitura voltado à melhoria do fluxo de veículos na área urbana do Município. E este projeto vem sendo apresentado a segmentos organizados da sociedade, entre eles os comerciantes de Resende. Paralelo aos procedimentos destinados a implantação da nossa proposta, estamos investindo também em ações educativas sobre normas de segurança no trânsito. Graças a esta parceria com a Peugeot, a Prefeitura iniciou este ciclo de palestras sobre o tema Direção Defensiva nas escolas. Entendemos esta iniciativa como um passo importante para a formação dos nossos alunos enquanto cidadãos – disse Rechuan.

A palestra realizada na Escola Municipal Professor Carlinhos, que abriu a programação do Projeto “Uma via certa para o futuro”, contou com as presenças do vice-prefeito Noel de Oliveira (PDT); do diretor de transportes e mobilidade da Prefeitura, Roque Cerqueira; do comandante da Guarda Municipal, Luís Alberto Valim; do diretor da Peugeot Citroen, Tarcísio Telles; e do presidente da Associação de Moradores local, Sérgio de Carvalho. O tema foi apresentado a estudantes da oitava e nona fase do Ensino para Jovens e Adultos (EJA).

Após a realização do evento, Roque destacou a importância do apoio da Peugeot ao projeto e confirmou que a Prefeitura vai mesmo implantar no Parque Tobogã (Vila Julieta) a Cidade do Trânsito.

- A montadora fez a doação para a Prefeitura de um carro que vem sendo utilizado nas ações de educação no trânsito. Este apoio tem possibilitado ao governo municipal investir em ações para diminuir os riscos de acidentes nas vias públicas em Resende. A implantação do projeto Cidade do Trânsito representará outro passo importante nesta direção. Através deste projeto, a população poderá conhecer na prática os passos que devem ser sempre trilhados para que aumentemos as condições de segurança no trânsito – disse Roque, acrescentando que nos próximos dias representantes da Prefeitura de Resende irão à cidade de Santo André conhecer um projeto parecido que já funciona neste município do Estado de São Paulo.
Palavras chaves: SEGURANÇA