Desenvolvimento Rural

12/07/2019

TORNEIO LEITEIRO DE CURRAL CHEGA A MAIS UMA EDIÇÃO NA ZONA RURAL DE RESENDE

Concurso, que visa valorizar o produtor rural, conta com a participação de oito proprietários

TORNEIO LEITEIRO DE CURRAL CHEGA A MAIS   UMA EDIÇÃO NA ZONA RURAL DE RESENDE

Crédito: Arquivo PMR

A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, está promovendo, a partir da próxima quarta-feira, dia 21, um grande Torneio Leiteiro de Curral, que contará com a participação de oito propriedades rurais de Resende. Diferente dos torneios leiteiros tradicionais, que reúnem os animais num só lugar, as ordenhas do Torneio de Curral são realizadas diretamente nas propriedades, sob a supervisão da comissão organizadora do evento.

Desta vez, a competição ocorre na comunidade da Fumaça, tendo um cronograma para contemplar cada participante. Os currais e proprietários incluídos neste calendário são: Leme (20/06 e 01/07), Sebastião Salgado (8 e 9/07), Luis Batista (15 e 16/07), Wilson (17 e 18/07), Agnelo (22 e 23/07), Eupídio Peixoto (24 e 25/07), Silvanei (29 e 30/07) e Odair José (5 e 6/08).

Conforme previsto no regulamento do concurso, cada produtor deve preparar cinco animais, sendo que deste total apenas três serão selecionados para participar das ordenhas. Após a classificação final, serão premiados todos os animais classificados em 1º, 2º e 3º lugares com troféus.

De acordo com o Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Vinicius Cibien, o torneio leiteiro tem como objetivo estimular os produtores rurais para um aumento da produção e produtividade de rebanho leiteiro. Além disso, a competição é uma oportunidade de estabelecer ou ampliar o contato e interação entre os produtores e suas famílias.

Sistema de ordenhas

De acordo com o regulamento do torneio, os animais concorrentes são ordenhados às 7h e às 19h. A ordenha de esgota acontece sempre às 19h, no dia anterior às duas ordenhas, e passa pela pesagem. Entre a primeira ordenha e a esgota, a comissão elimina a maior pesagem. A duração da ordenha será de 20 minutos para cada animal, não podendo ultrapassar esse tempo.

Os animais participantes são divididos em três categorias: Grupo A - vacas até 20 kg, Grupo B - vacas de 20,01 até 30 kg e Grupo C - vacas acima de 30 kg. Foram inscritos no Torneio Leiteiro, vacas de qualquer idade ou raça. Os animais foram identificados com fotos com brinco e nome antes do início do torneio.

Palavras chaves: Torneio, Leite, Curral, Edição, Rural, Concurso