11/09/2009

Sistema de esgoto sanitário vai ser vistoriado pela SANEAR

Eventuais deficiências no serviço deverão ser corrigidas imediatamente

Sistema de esgoto sanitário vai ser vistoriado pela SANEAR

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

O diretor presidente da SANEAR (Agência de Saneamento Básico do Município de Resende), Luiz Cláudio de Siqueira Chaves, vai realizar nesta terça-feira, dia 15 de setembro, uma vistoria técnica no sistema de tratamento de esgoto sanitário do município. A programação da agência prevê vistorias nas redes, elevatórias e nas estações que formam o sistema – estas estações se localizam no bairro Baixada da Olaria e no Loteamento Morada do Contorno, ambos localizados na Grande Alegria. De acordo com Luiz Cláudio, como a empresa Água das Agulhas Negras está cobrando cem por cento da tarifa de esgoto em alguns bairros da cidade, o objetivo é saber se todo o esgoto captado nestes locais está sendo enviado para as estações de tratamento. Desde o governo passado, a empresa é a concessionária do sistema de água e de esgoto do Município. - Nos bairros onde os moradores pagam cem por cento de tarifa de esgoto, o esgoto precisa ser tratado. Se houver algum desvio na rede, este terá que ser corrigido, sob pena da empresa sofrer algumas sanções - ressaltou o presidente da SANEAR, lembrando que no último dia 25 de agosto o prefeito José Rechuan (DEM) assinou um decreto municipal estabelecendo punições à concessionária se os serviços não forem prestados de forma satisfatória aos moradores da cidade. Entre as informações previstas para serem apuradas durante a vistoria da SANEAR na próxima semana estão a capacidade total de tratamento existente nas estações da Baixada da Olaria e do Loteamento Morada do Contorno, bem como a quantidade de esgoto que cada uma destas unidades está recebendo. O diretor presidente da agência vai verificar ainda o funcionamento das estações elevatórias visando saber se as mesmas estão bombeando o esgoto de forma correta para as estações de tratamento. - Qualquer problema que for detectado na vistoria deverá ser corrigido imediatamente pela empresa concessionária. Isso porque a postura da administração do prefeito José Rechuan é a de cobrança no sentido de assegurar que os moradores de Resende sejam atendidos com eficiência e rapidez no setor de saneamento básico – disse Luiz Cláudio, que estará acompanhado na vistoria pelo engenheiro Valdeci de Carvalho, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Infra-Estrutura e Segurança, e por um técnico da Águas das Agulhas Negras.
Palavras chaves: FISCALIZAÇÃO