09/01/2019

Obras terão início em fevereiro com investimento do Governo Federal

SERRINHA DO ALAMBARI TERÁ NOVO CENTRO DE ATENDIMENTO AO TURISTA

Crédito: Divulgação - PMR

A Área de Proteção Ambiental da Serrinha do Alambari (APA Serrinha) está prestes a ganhar um novo Centro de Atendimento ao Turista, que começará a ser construído em fevereiro, na Estrada dos Artesãos, com recursos oriundos do Governo Federal. O Centro vai atender uma reivindicação antiga dos moradores, para suprir a falta de informações em uma área com grande potencial para o turismo da região.

De acordo com o secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Tiago Diniz, além da sala que irá recepcionar os turistas, a ideia inicial é que o centro conte também com um salão para sediar atividades culturais da Casa do Artesão da Serrinha, além de um posto de fiscalização da AMAR (Agência de Meio Ambiente de Resende).

A estrutura completa do local contará com: uma sala de recepção, uma sala de atividades culturais, uma lojinha, uma sala administrativa, uma área com copa e cozinha, um depósito para materiais de limpeza e dois banheiros, masculino e feminino, com acessibilidade garantida para deficientes.

- A Serrinha do Alambari é um local cujo turismo está em constante progresso. Nela há diversos locais com belezas naturais únicas e a possibilidade de atividades como camping e trilhas, além de cachoeiras. O Centro de Atendimento ao Turista irá reunir as informações pertinentes a essas atrações e todas as demais informações importantes a quem vier apreciar a Serrinha. Com isso, esperamos também enriquecer o turismo e, consequentemente, gerar frutos a economia do município – explica o secretário.

Ainda segundo Tiago, o valor investido pelo Governo Federal, através da Caixa Econômica Federal, será de R$ 292.500 mil, enquanto a prefeitura participará com R$ 7.500 mil, o que totaliza R$ 300 mil. O investimento, que já havia sido anunciado em 2017, foi definido após a realização de uma pesquisa pelo Sebrae, apontando o local como prioritário para o turismo regional

APA Serrinha

Criada em 1991, a APA da Serrinha é uma das mais antigas do estado do Rio de Janeiro. Ela abrange as comunidades da Serrinha e da Capelinha, protegendo a parte alta das microbacias dos Rios Alambari e Pirapitinga. Está localizada na Região das Agulhas Negras e é admirada por sua paisagem montanhosa e belas cachoeiras de águas frias e cristalinas, além de ser considerada uma importante Estância Climática do estado do Rio de Janeiro.

Palavras chaves: Serrinha Turismo Informações