27/07/2018

SEGUNDO SEMESTRE LETIVO COMEÇA COM NOVIDADES NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

Entre as inovações, está a inclusão da educação em tempo integral na Escola Moacir Coelho da Silveira, na Serrinha do Alambari

Crédito: Carina Rocha

SEGUNDO SEMESTRE LETIVO COMEÇA COM NOVIDADES NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

Na próxima segunda-feira, dia 30, a rotina dos 14.353 alunos das 62 unidades educacionais que compõem a Rede Municipal de Ensino volta ao normal, com o início do segundo semestre do ano letivo. Após duas semanas de recesso, as aulas recomeçam com novidades na rede, como a inclusão da educação em tempo integral na Escola Municipal Moacir Coelho da Silveira, na Serrinha do Alambari, que também ganhou uma quadra poliesportiva totalmente revitalizada, e a capacitação dos profissionais que atuam nas escolas e creches municipais.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, a educação integral na Serrinha, beneficiará 50 estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, que passarão a contar, além das matérias da grade curricular tradicional, com oficinas de caratê, jiu-jitsu, música, jogos educativos e atividades esportivas. Para isso, os estudantes permanecerão na escola das 8h às 16h30 e receberão quatro refeições diárias: café da manhã, colação (refeição leve), almoço e lanche da tarde. A meta é ampliar o benefício para os alunos do segundo segmento, do 6º ao 9º ano, no primeiro semestre de 2019.

Unidades revitalizadas

Além da inclusão do sistema de educação integral em mais uma unidade escolar, e da entrega das obras de revitalização da quadra da escola da Serrinha, muitos estudantes da Rede Municipal de Ensino também iniciarão o segundo semestre letivo em espaços mais bonitos e bem cuidados, graças ao programa Revitaliza Resende, que deu continuidade, durante o recesso escolar, às melhorias que já vinham sendo realizadas nas unidades.

Embora as obras ainda não estejam concluídas, os trabalhos avançaram bastante e as escolas e creches incluídas no programa já estão muito melhores. Atualmente, cinco unidades estão sendo beneficiadas: as Creches Municipais Rubens da Silva Lamin, em Engenheiro Passos, e Dr. Uchôa, no Lavapés; e as Escolas Municipais Governador Roberto Silveira, no Paraíso; Jardim das Acácias, na Fazenda da Barra II, e Algodão Doce, na Cidade Alegria.

Profissionais capacitados

Também durante as férias escolares, os profissionais da educação passaram por cursos e oficinas de qualificação que vão ajudar a melhorar ainda mais a qualidade da educação oferecida pelas escolas e creches municipais. Na Educação Especial, por exemplo, 32 cuidadores e 25 estagiários foram beneficiados com uma formação sobre os cuidados necessários com os alunos com deficiência. Já outros 200 monitores e educadores de creche e da educação infantil participaram de oficinas que visam promover a estimulação do desenvolvimento dos pequenos em sala de aula.

E quem prepara os alimentos para os mais de 14 mil estudantes da rede também aproveitou o tempo livre para se capacitar. No total 110 merendeiras participaram de atividades teóricas e práticas, oferecidas pela Secretaria Municipal de Educação, sobre os temas “Manipulação de Alimentos” e “Importância da Higiene Pessoal no Preparo das Refeições”. A ação reforçou, inclusive, a quantidade e o volume de cada preparo, conforme os parâmetros estabelecidos pelo Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE).

- Investimos constantemente no servidor e também na infraestrutura das escolas porque acreditamos que é com um espaço adequado e estimulante, e com profissionais qualificados, que a educação avança efetivamente. Hoje, as escolas e creches estão, de fato, muito mais bonitas e acolhedores, mas também mais eficientes e adequadas ás necessidades de alunos e professores. Todo o trabalho que estamos realizando visa transformar nossos espaços de aprendizado num lugar de troca e, principalmente, de intensa, efetivas e profunda aprendizagem diária – disse a secretária de Educação, Rosa Frech.

Palavras chaves: Semestre Letivo