14/03/2019

SEGUNDA ETAPA DO MUTIRÃO DA SAÚDE VISA ZERAR FILAS POR EXAMES DE ULTRASSONOGRAFIA

Ação é voltada somente para pacientes que já possuem o nome na fila de espera

Crédito: Carina Rocha

Pacientes de Resende que aguardam na fila de espera por exames de ultrassonografia devem ficar atentos aos próximos dias. A partir de segunda-feira, dia 18 de março, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal Saúde, dará início à segunda etapa do Mutirão da Saúde, contemplando diversos tipos de ultrassonografia. Os agendamentos serão feitos de segunda à quinta-feira, das 8h às 10h, na sede administrativa da Prefeitura.

O calendário do Mutirão prevê que na segunda-feira, dia 18, sejam agendados exames de ultrassonografia de abdômen total e de aparelho urinário. Já na terça-feira, dia 19, os pacientes que aguardam pela ultrassonografia de articulação (inclui antebraço, braço, coxa, cotovelo, joelho, punho, mão, ombro, pé, perna e tornozelo) poderão fazer o agendamento. Na quarta-feira, dia 20, é a vez de marcar ultrassonografia de mama e na quinta, dia 21, transvaginal.

Após os exames programados, os procedimentos deverão ser concluídos em cerca de três meses, com exceção do exame transvaginal, cuja fila é maior. Quem optar por realizar a marcação deve levar somente o cartão SUS e encaminhamento médico, entrando no Centro Administrativo pelo acesso paralelo à Beira Rio.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, três profissionais por serão deslocados por dia para o atendimento através do Mutirão, que visa atender somente quem já esta na fila de espera, sem exceção. Assim como na primeira edição, os profissionais da saúde alertam a população sobre a ocorrência de pacientes que não aparecem para fazer exames marcados e ainda não avisam previamente, desperdiçando uma vaga que poderia ser aproveitada por outro paciente.

- Temos mais uma vez a oportunidade de zerar filas, assim como tínhamos na primeira edição do Mutirão, que contemplou angiologia, oftalmologia e gastroenterologia. Há uma mobilização interna muito grande para que a população possa comparecer em massa e agendar os exames, esperamos que aproveitem – conta o Secretário Municipal de Saúde, Alexandre Vieira.

Durante o período prévio ao Mutirão, as equipes da secretaria farão uma busca ativa para encontrar os pacientes que aguardam na fila, através do telefone ou com apoio de agentes de saúde, indo até as residências. Para isso, é fundamental que todos mantenham os dados pessoais atualizados nas próprias unidades de saúde, fazendo com que o trabalho seja efetivo.

Agendamento por Whatsapp

Aqueles que não puderem comparecer ao agendamento do Mutirão também podem fazê-lo através do Whatsapp da Saúde. O número de Whatsapp, que pode ser usado também para avisar previamente a ausência em exames ou consultas em geral, é o (24) 98839-7475. A alternativa é valida principalmente para aqueles que trabalham no horário estipulado para o Mutirão.

Serviço

Mutirão da Saúde - Agendamento de exames de Ultrassonografia (somente para pacientes na fila de espera)

Data: de segunda à quinta-feira, 18 a 21 de março.

Local: Centro Administrativo da Prefeitura (Acesso pelo portão da Beira-Rio)

Documentos: cartão SUS e encaminhamento médico

Palavras chaves: Mutirão, Saúde, Exames, Ultrassonografia, Fila De Espera