27/01/2009

Secretaria de Saúde volta a fazer exames de análises clínicas

Serviço tinha sido suspenso pela administração passada

Secretaria de Saúde volta a fazer exames de análises clínicas

Crédito: Wagner Alves

Os exames de análises clínicas, que foram suspensos em dezembro do ano passado, pelo governo anterior, voltaram a ser realizados esta semana pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Saúde e Qualidade de Vida. O diretor de controle, avaliação e regulação da Secretaria, Gustavo Fichter, estima que sejam feitos até 200 exames por dia devido ao grande número de pacientes que se encontram na fila de espera.

- Como este exame é considerado básico, muitas pessoas dependem do resultado dele para dar continuidade ao atendimento inicial feito pelo médico nas unidades de saúde – explicou o diretor, acrescentando que os exames de análises clínicas são feitos no laboratório municipal, cuja sede se localiza na Rua Doutor João Maia, em frente ao Colégio Santa Ângela, no Centro de Resende.

Quanto a outros exames, entre eles tomografia computadorizada, ultrassonografia, ressonância magnética e endoscopia, Gustavo Fichter acredita que eles deverão ser normalizados na primeira quinzena de fevereiro. Segundo ele, “todos os procedimentos estão sendo feitos no sentido de resolver essa questão o mais rápido possível porque, a exemplo dos exames de análises clínicas, muitas pessoas também esperam pela realização destes exames”.

- Somente para exames de ultrassonografia, existem cerca de 800 pessoas aguardando na fila. Em razão da grande quantidade de pedidos, todos os exames de maior complexidade passarão por uma avaliação criteriosa e os casos mais urgentes vão ter, obviamente, prioridade – acrescentou Gustavo.

De acordo com o diretor, todos os contratos para a realização dos exames estão sendo feitos em caráter de emergência pela Prefeitura por um período de três meses. Paralelo a esta medida, segundo Gustavo, a Prefeitura vem tomando as medidas necessárias no sentido de garantir a realização contínua dos exames depois do vencimento dos contratos de emergência.

SUPERAÇÃO – Na opinião do prefeito José Rechuan (DEM), a retomada dos exames de análises clínicas pelo atual governo da cidade pode ser classificada “como um demonstrativo importante de superação das dificuldades encontradas pela nova administração municipal”. Ele lamentou novamente a paralisação destes serviços no final do governo passado, frisando que esta medida causou transtornos aos pacientes que utilizam o sistema público de saúde.

- A prestação de serviços na área da saúde pública se constituiu num direito elementar de todo e qualquer cidadão. A partir do momento em que as ações mais simples no setor deixam de ser realizadas podemos considerar tal acontecimento como uma atitude desrespeitosa junto à população, que paga seus impostos, merece e tem direito de ser bem atendida pelo poder público. Mas, apesar de todos os obstáculos que encontramos, estamos trabalhando muito no sentido de superá-los. A população pode ter a certeza disso – declarou o prefeito.

Palavras chaves: EXAMES