09/08/2018

Pontapé inicial será no campo da Vargem Grande, a partir das 9h

RURALZÃO 2018 COMEÇA NESTE DOMINGO, DIA 12

Crédito: Jenny Faulstich

Começa neste domingo, dia 12, a edição 2018 de uma das mais tradicionais competições de futebol amador do município, o Ruralzão. O pontapé que marcará o início da competição, realizada com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, será dado no campo da Vargem Grande, a partir das 9h da manhã, quando entram em campo as equipes do Lote 10 e Bagagem, pela primeira rodada do torneio.

De acordo com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, a competição visa promover a integração dos moradores da zona rural do município, além de gerar uma oportunidade de lazer para os moradores. Para isso, as exigências necessárias para participar do Ruralzão são residir no campo ou ter algum familiar que more na área rural e ter a idade mínima de 16 anos. As inscrições dos atletas podem ser feitas pelas equipes até a terceira rodada da competição.

O formato do campeonato compreende oito equipes e reúne cerca de 170 atletas, com uma média aproximada de 22 jogadores por equipe. Este ano, oito times disputarão o torneio. São eles: Pedra Selada, Vargem Grande, Serrinha, Capelinha, Lote 10, Rio Preto, Bagagem e Juventude, equipe que representa o distrito de Fumaça. O campeão e o vice serão premiados com troféu e medalhas, e a competição também reconhecerá os talentos individuais, premiando o artilheiro e goleiro menos vazado.

A primeira rodada do campeonato, de acordo com o calendário, contará com quatro confrontos. Além do jogo entre as equipes do Lote 10 e Bagagem, marcada para às 9h, também entrarão em campo neste domingo, às 11h, o time da Pedra Selada que enfrentará o Rio Preto. Já às 13h, quem entra na disputa é o time da casa, o Vargem Grande, que jogará sua primeira partida contra a Serrinha. E fechando a primeira rodada, entram em campo às 15h as equipes do Juventude X Capelinha, atual campeã da competição.

As rodadas seguintes acontecem em outros campos da zona rural até que todos os times se enfrentem em um sistema de pontos corridos. Ao final, os quatro melhores colocados disputarão a semifinal, e os dois vencedores desta etapa jogam a grande final, definindo o campeão e o vice-campeão do Ruralzão 2018.

- Devido à sua grande tradição, este campeonato se perpetua ano após ano, se tornando uma espécie de patrimônio do município no setor esportivo. Por isso, é muito importante que a Prefeitura incentive a realização deste evento, que agrega muito em qualidade de vida e entretenimento para os moradores da área rural. Além disso, a competição também funciona como uma grande confraternização dos atletas participantes – conta o secretário Jorge Alberto Moisés.

Criado há mais de 20 anos, o campeonato se consolidou e caiu nas graças da população rural de Resende. Desde sua primeira edição, ainda na década de 90, o evento reúne um público de todas as idades e oferece, além de esporte para os jogadores, lazer para a população que acompanha de perto os confrontos. Neste dia 12, a rodada inicial acontece durante a também tradicional Festa da Vargem Grande, cuja programação começa nesta sexta-feira, dia 10.

Confira os confrontos da primeira rodada:

Local: Campo da Vargem Grande

9h - Lote 10 x Bagagem