Obras e Serviços Públicos

01/11/2018

REVITALIZA RESENDE RECUPERA POSTO DE POLÍCIA DO BAIRRO VICENTINA

Obra faz parte da parceria firmada entre a Prefeitura e o Governo do Estado, através da qual 25 apenados atuam na recuperação de espaços públicos

REVITALIZA RESENDE RECUPERA POSTO DE POLÍCIA DO BAIRRO VICENTINA

Crédito: Gleisiane Carvalho

A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, está realizando obras de reforma e revitalização do Posto de Polícia do bairro Vicentina. A ação conta com a participação de apenados da Casa de Custódia de Bulhões, que estão em regime semiaberto e atuam em obras desenvolvidas no município, graças a uma parceria firmada entre a Prefeitura e o Governo do Estado, por meio da Fundação Santa Cabrini. No local, estão sendo executados serviços como a recuperação das paredes e pisos, além de melhorias nas instalações elétricas e hidráulica.

De acordo com o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Victor Sampaio, a iniciativa visa recuperar o imóvel, que estava em condições precárias, com infiltrações, iluminação deficiente e comprometimento na estrutura – problemas que impediam o Posto de funcionar em plenas condições, e acabava prejudicando a população do bairro Vicentina e também das comunidades vizinhas, como o Santo Amaro e Vicentina II.

Além da mão de obra dos apenados, oferecida pela Prefeitura, o trabalho conta também com o apoio de empresários, que se sensibilizaram com a importância da obra e doaram materiais de construção para a Polícia Militar. A atitude dos comerciantes, que vai impactar nos serviços oferecidos à comunidade, foi elogiada pelo prefeito Diogo Balieiro Diniz.

- A revitalização que estamos promovendo no local conta com o apoio de vários empresários da cidade, que doaram tintas, pisos e fios para as instalações elétricas, além de canos e diversos outros materiais, o que isenta a Prefeitura e a Polícia Militar de gastar recursos com a intervenção, já que a mão de obra utilizada é dos apenados. Com a entrega do posto, que deverá ser feita nas próximas semanas, os agentes contarão com um ambiente mais confortável e adequado para trabalhar, o que, com certeza se refletirá de forma positiva nos serviços oferecidos à população - disse o prefeito Diogo Balieiro Diniz, que está acompanhando de perto o andamento da obra.

Além da reforma do Posto de Polícia da Vicentina, a parceria com a Fundação Santa Cabrini também permitiu que os apenados da Casa de Custódia já atuassem na revitalização da Escola Municipal Governador Roberto Silveira, localizada no Paraíso, e na Creche Municipal Dr. Uchôa, no Lavapés, além de praças espalhadas pela cidade.

Ressocialização

O objetivo do projeto social que utiliza o trabalho de apenados na realização de obras e serviços é levar esperança às pessoas que, em algum momento da vida, cometeram delitos e crimes, e atualmente necessitam de ajuda para se reerguer. Para isso, os presos, que podem atuar em funções como auxiliar de serviços gerais, serralheiro, servente, pedreiro, jardineiro e pintor, são direcionados para obras como revitalização de praças, escolas e creches, onde executam tarefas que já dominam, além de aprenderem novas funções.

A rotina dos internos começa às 7h da manhã quando eles são levados até o local de trabalho, e termina às 18h, quando retornam à Casa de Custódia, em Bulhões. Os apenados que integram o projeto serão beneficiados com a Lei de Execuções Penais (Lei 7.210/84), que prevê a redução da pena em um dia, a cada três trabalhados. Ainda de acordo com a lei, além de reduzirem o tempo de detenção, os presos serão remunerados mensalmente com uma ajuda de custo de R$726,00.

Palavras chaves: Revitaliza Resende