Indústria e Comércio

27/12/2018

RETROSPECTIVA 2018: SUPERANDO A CRISE, RESENDE SEGUE NO CAMINHO DO DESENVOLVIMENTO

Cidade, que emitiu mais de 1.200 alvarás este ano, foi apontada pela Revista Exame como uma das melhores do país para novos negócios

RETROSPECTIVA 2018:  SUPERANDO A CRISE, RESENDE SEGUE NO CAMINHO DO DESENVOLVIMENTO

Crédito: Carina Rocha

Seguindo a máxima que diz que crise pode ser sinônimo de oportunidade, mesmo diante de um cenário pouco favorável ao crescimento, Resende está fechando o ano de 2018 com bons motivos para comemorar. Entre eles estão o fato de que a cidade foi apontada, em outubro passado, como uma das 100 melhores do Brasil para receber novos investimentos; a recolocação, através da unidade do SINE local, de mais de 1.300 trabalhadores no mercado; e a emissão de mais de 1.200 novos alvarás de funcionamento – números que mostram que o trabalho e a criatividade são, de fato, os melhores caminhos para enfrentar a crise.

Publicado pela Revista Exame, o estudo que apontou Resende como um dos 100 melhores municípios do país para se investir em novos negócios, foi realizado pela consultoria Urban Systems, que analisou 42 indicadores de cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes. Entre eles estão índices como o IDH dos municípios; crescimento da renda média dos trabalhadores formais; dívida consolidada e a receita corrente líquida; crescimento do PIB e do MEI; e coleta e tratamento de esgotos, que em Resende alcança 72% - índice bem acima das médias estadual e nacional. De acordo com o estudo, Resende ocupa a 66ª posição e é o único município da região a figurar no ranking.

Além desta boa notícia, que mostra que o município conseguiu resgatar sua credibilidade não só junto aos órgãos estaduais e federais, mas também junto aos investidores, Resende também conseguiu, ao logo de 2018, outros resultados positivos quando o assunto é desenvolvimento e emprego. Um bom exemplo disso são os números obtidos pela agência local do Sistema Nacional de Emprego (SINE), que conseguiu, mesmo diante de um cenário pouco animador, recolocar no mercado de trabalho mais de 1.300 pessoas, além de emitir, ao longo do ano, 2.874 carteiras de trabalho.

Para alcançar esses resultados, o SINE Resende ampliou sua área de atuação, indo até as comunidades mais distantes através de um serviço itinerante que, além de orientar e tirar dúvidas das pessoas, ainda oferece serviços como captação de currículos, cadastramento no banco de dados, agendamento para emissão de carteira de trabalho, além da divulgação das oportunidades de emprego. Além disso, durante todo o ano, as portas da unidade também foram abertas para que os empresários pudessem realizar suas entrevistas e processos de seleção, que resultaram na contratação de centenas de pessoas. Entre as empresas que utilizaram os serviços do SINE Resende estão o Atacadão S/A, que se instalou no município em março deste ano, gerando cerca de 600 empregos, sendo 248 deles diretos.

Fomento aos novos negócios

O incentivo ao empreendedorismo como uma forma de gerar renda também alcançou resultados positivos em Resende em 2018. Para isso, a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, desenvolveu novos processos que facilitaram e agilizaram a emissão de alvarás – um trabalho iniciado ainda em 2017 e que foi aperfeiçoado este ano, quando a Copacop (Comissão Permanente de Análise de Consulta Prévia) analisou 2.019 pedidos desse documento. O serviço é destinado aos Microempreendedores Individuais (MEI), que são os empreendedores que trabalham por conta própria; e para as Microempresas (ME).

Só para ter uma ideia da importância deste trabalho, basta dizer que em 2018, a Prefeitura emitiu mais de 1.200 novos alvarás de funcionamento, além de ter implantado, em parceria com a JUCERJA (Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro), o serviço de alvará online para microempresa, através do qual foram liberados, este ano, 24 documentos 100% online. Além disso, a Prefeitura também ampliou o número de feiras livres na cidade, levando a iniciativa para outros locais como a Avenida Nova Resende, em Campos Elíseos, e para o Lote 10, em Visconde de Mauá. As iniciativas, reconhecidas pelo Sebrae, fizeram com que a cidade figurasse como uma das finalistas na etapa estadual do prêmio Prefeito Empreendedor, realizado em maio.

Também visando melhorar os serviços públicos ou privados oferecidos à população, a Prefeitura ofereceu, neste exercício, cerca de 20 capacitações, como cursos, palestras, oficinas e workshops, para empresários e servidores públicos municipais. As ações, desenvolvidas em parceria com o Sebrae, alcançaram mais de 300 pessoas.

Sala do Empreendedor

Outra importante ação adotada pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, foi a implantação, em parceria com o SEBRAE, da Sala do Empreendedor, onde mais de oito mil pessoas foram atendidas ao longo de 2018, com mais de 900 aberturas de processos com pedidos de alvarás de Microempreendedor Individual (MEI). Localizada na sede da Secretaria, na Praça do Trenzinho, em Campos Elíseos, a Sala tem por objetivo incentivar a legalização de negócios informais que se enquadrem nos requisitos estabelecidos pela Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

Palavras chaves: Retrospectiva