Resende

21° Min27º Max

Selo prevenção do site

Educação

28/12/2018

RETROSPECTIVA 2018: ESCOLAS REVITALIZADAS E MAIS VAGAS EM CRECHE SÃO DESTAQUES NA EDUCAÇÃO

Investimentos fizeram município superar a meta estabelecida pelo IDEB

RETROSPECTIVA 2018:  ESCOLAS REVITALIZADAS E MAIS VAGAS EM CRECHE  SÃO DESTAQUES NA EDUCAÇÃO

Crédito: Gleisiane Carvalho

Considerada uma das prioridades da atual gestão, a área da educação tem recebido investimentos importantes, que estão transformando, para muito melhor, o dia a dia de centenas de alunos e professores em Resende. Entre as ações desenvolvidas no setor nos últimos dois anos, estão o programa Revitaliza Resende, que está mudando a estrutura das escolas e creches; a reformulação da merenda escolar com a implantação de um cardápio mais nutritivo; a abertura de novas vagas em creches, atendendo a uma antiga reivindicação da população; e a distribuição de uniformes e materiais escolares e esportivos aos alunos, além da valorização dos profissionais da educação, que são os grandes responsáveis pela qualidade do ensino oferecido aos mais de 14 mil estudantes da rede.

O resultado de todo este trabalho não poderia ser melhor: este ano a cidade não só conseguiu atingir, como também superar, a meta do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), estabelecida pelo Ministério da Educação para as séries iniciais (4º e 5º ano do Ensino Fundamental). A meta proposta pelo Ministério era de 5.6 e Resende alcançou 5.8, dois pontos acima. Mas os bons resultados não pararam por aí. Das 18 escolas do 1º ao 9º ano avaliadas, 13 atingiram a meta, 10 superaram o índice proposto e, dentro deste universo, oito tiveram desempenho igual ou superior a 6.0, entre elas a Escola Municipal Francisco Quirino Diniz, que alcançou o índice de 7.0 – o maior da rede, bem acima da meta prevista para a escola, que era de 5.4.

A conquista, na opinião do prefeito Diogo Balieiro, revela que os investimentos que estão sendo feitos no setor estão dando certo, pois estão recolocando a educação no seu devido lugar: “não temos dúvidas de que, investindo no bem estar e na educação de nossos mais de 14 mil alunos, estamos investindo também no futuro da nossa cidade. Por isso, iniciamos este trabalho logo nos primeiros meses de nossa gestão e os resultados já começaram a aparecer” – disse o prefeito.

Unidades Revitalizadas

Criado para trazer vida nova a diversos equipamentos urbanos, como parques, praças e unidades de saúde, o Revitaliza Resende vem fazendo história mesmo com a transformação das escolas municipais, que deixaram para traz o jogo de cores tradicionais para ganhar desenhos coloridos, mensagens de confiança, respeito e solidariedade, além de um ambiente mais criativo e adequado para o aprendizado escolar.

Desde o início do atual governo até agora, doze unidades escolares foram totalmente reformadas, revitalizadas e ampliadas através do programa, sendo que 11 delas já foram entregues aos seus verdadeiros donos: os estudantes, professores e funcionários. Entre os serviços executados nos prédios, estão a substituição dos pisos, que já estavam velhos, manchados ou quebrados, a recuperação dos telhados, a revisão das instalações elétricas e hidráulicas, a troca de lâmpadas, janelas e portas, e a realização de serviços de pintura.

As unidades beneficiadas são o Cemei Servidora Hilda da Conceição Mateus Inácio; as Creches Morro do Cruzeiro, Pedacinho do Céu, Novo Surubi, José Roberto Sampaio e Dr. Uchoa, e as escolas Maria de Assis Barboza, Esther Politi, Pré-Escolar Bairro Alambari, Jardim das Acácias e Governador Roberto Silveira. Já as novas instalações da Creche Dona Lili, cujo prédio original foi incendiado em abril deste ano, estão prontas no Ciep 489 e serão inauguradas no início do ano letivo de 2019, quando também deverão ser concluídas as obras da Creche São Vicente de Paulo, na Cidade Alegria.

Com a revitalização das unidades foi possível abrir, este ano, 257 novas vagas em creches em Resende, sendo que este número será ampliado no início do próximo ano para 336, com a abertura de mais 43 vagas na Dona Lili e 36, na São Vicente. Outra boa notícia do ano, foi a compra de 413 conjuntos de mesas e cadeiras, destinadas aos professores da Rede Municipal de Ensino, inclusive aquelas localizadas na zona rural. O novo mobiliário, que já está sendo entregue nas unidades, trará mais conforto e comodidade aos profissionais, melhorando suas condições de trabalho.

Mais investimentos

Outra importante ação desenvolvida nas escolas foi o Programa Educacional de Resistência as Droga e à Violência (PROERD), que formou este ano 1.128 estudantes, sendo 460 deles no primeiro semestre e 668 no segundo. Desenvolvido através de uma parceria com a Polícia Militar, o projeto, que será ampliado em Resende no próximo ano, tem como objetivo preparar crianças e adolescentes para dizerem não às drogas, além de despertar e reforçar neles valores importantes como o civismo, a ética e o respeito às leis. No total, 12 escolas foram contempladas com as ações do projeto este ano.

Além de poderem participar de ações como o PROERD, os estudantes da Rede Municipal de Ensino também puderam frequentar as aulas em 2018 com vestuário adequado, graças à entrega, feita pela Prefeitura, de 27.700 camisas para todos os alunos, incluindo o público atendido pelas creches. Além deste benefício, cuja compra foi custeada com recursos próprios, a Prefeitura também distribuiu kits de material escolar compostos por diversos itens, de acordo com a série dos estudantes. No total, cerca de 100 produtos foram comprados. Já para incentivar a prática esportiva, as escolas receberam kits com 33 tipos de material, como redes, jogos de coletes, bolas, bambolês e cordas, entre outros.

Outra medida importante tomada este ano, e que está incentivando a prática esportiva nas unidades de ensino, foi a construção da quadra poliesportiva coberta na Escola Maria de Assis Barboza, no Cabral. O local, que conta com alambrado de proteção, arquibancadas, pintura completa e iluminação noturna, atende a uma antiga reivindicação da comunidade escolar. Já na Escola Moacir Coelho da Silveira, na Serrinha do Alambari, a quadra coberta, que estava bastante deteriorada pelo tempo, também ficou nova, depois que a Prefeitura fez a troca dos alambrados e grades, e nivelou, recuperou e pintou o piso. A pedido da comunidade, o local ganhou ainda duas arquibancadas, um palco central, chuveirão e churrasqueira.

E para completar as conquistas, os estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, atendidos pela escola, também passaram a contar com ensino em tempo integral. No total, 50 estudantes foram beneficiados com a medida e passaram a receber quatro refeições diárias, além de poderem participar de oficinas de karatê, jiu-jitsu, música, jogos educativos e atividades esportivas, além das matérias da grade curricular tradicional.

Valorização dos profissionais – Para alcançar todos os resultados positivos obtidos até agora, a Prefeitura de Resende também investiu na valorização dos profissionais, voltando a pagar benefícios que estavam suspensos desde 2013, como adicionais de qualificação, vantagens pecuniárias e auxílio ensino, entre outros direitos. No total, quase mil profissionais já foram beneficiados. Para obter os recursos e pagar os direitos dos educadores, a Secretaria de Educação implantou uma política de austeridade e suspendeu contratos considerados desnecessários, chegando a uma economia de mais de R$ 5,3 milhões.

Palavras chaves: Educaçao
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados