Resende

15° Min26º Max

Selo prevenção do site

Secretaria de Saúde

02/01/2019

RETROSPECTIVA 2018: ANO É MARCADO PELO RESGATE DA NOVA SANTA CASA, REALIZAÇÃO DE MUTIRÕES E NOVOS INVESTIMENTOS HME

Setor também comemora controle da dengue, prêmio de saúde bucal e recorde de cirurgias no CCZ

RETROSPECTIVA 2018: ANO É MARCADO PELO RESGATE DA NOVA SANTA CASA, REALIZAÇÃO DE MUTIRÕES E NOVOS INVESTIMENTOS HME

Crédito: PMR - Divulgação

Considerada uma das áreas mais atingidas pela crise em todo o país, onde há filas em hospitais, equipamentos quebrados e falta de recursos humanos, a saúde em Resende vive uma realidade bem diferente e segue na contramão da maioria dos municípios brasileiros, somando resultados positivos desde 2017. Exemplos disso, são a entrega da primeira etapa das obras de revitalização da Nova Santa Casa; a conclusão da segunda etapa, cuja inauguração deve ser realizada no início do próximo ano; a realização de diversos mutirões que ajudaram a zerar filas de espera por vários procedimentos; e os avanços alcançados no Hospital de Emergência, que ganhou novos equipamentos e passou a fazer cirurgias complexas, antes só oferecidas pela rede privada e, muitas vezes, somente fora do município.

As boas notícias no setor começaram logo no início do ano, em fevereiro, quando a Prefeitura inaugurou a primeira etapa da revitalização da Nova Santa Casa, a mais antiga instituição de saúde da cidade, que havia quase fechado as portas em 2016. Entre as melhorias realizadas no local, que hoje já vive uma realidade bem diferente, estão a troca do piso dos corredores; a revitalização da capela; a reforma dos banheiros da ala do SUS; a troca da rede de esgoto; a instalação da subestação de energia; a reforma e ampliação da farmácia e a recuperação da fachada, além do equilíbrio das finanças, após o pagamento de uma dívida de R$ 1,5 milhão deixada pela administração passada.

Após este primeiro passo, a instituição também ganhou novo mobiliário e equipamentos de última geração, doados pela MAN Latin America, e voltou a realizar, em agosto, cirurgias por videolaparoscopia, que são muito menos dolorosas e invasivas. O procedimento, que também diminui o tempo de internação dos pacientes, não era realizado na unidade há mais de seis anos. Também este ano, a unidade ganhou melhorias na recepção do SUS, novos banheiros e obras de ampliação do Centro de Materiais Esterilizados (CME), cujas obras devem ser entregues no início do próximo ano.

Em 2018, os avanços na saúde chegaram também ao Hospital de Emergência, onde a Prefeitura investiu mais de R$ 500 mil na compra de novos equipamentos, entre eles focos e mesas cirúrgicas, autoclaves, monitores multiparâmetros, camas elétricas e diversos instrumentais. A medida, que melhorou as condições de trabalho dos profissionais, também permitiu que a unidade pudesse adotar procedimentos de alta complexidade, como as cirurgias de implantação de prótese de fêmur e de joelho, além de neurocirurgias eletivas, entre elas a artrodese de coluna. Em 2018, a limpeza e higienização do hospital também passou a ser feita por uma empresa especializada, e a unidade está passando por serviços de modernização de sua rede elétrica, que vão deixar suas instalações mais segura.

Na rede de atenção básica, o ano de 2018 também trouxe conquistas importantes, como a revitalização do Posto de Saúde da Vargem Grande, que estava abandonado desde 2013 e foi devolvido à população durante o aniversário de 165 anos da comunidade, e o início das obras de reforma das unidades da Vicentina/Santo Amaro, Jardim Primavera, Fazenda da Barra II e III, Surubi, Novo Surubi, Engenheiro Passos e Capelinha, que serão entregues em 2019. Já o prédio onde funcionava o antigo Laboratório Municipal, que também ganhou sede nova este ano, num prédio anexo à Nova Santa Casa, está sendo transformado numa nova unidade de Saúde da Família, onde cerca de seis mil famílias serão atendidas.

Além disso, neste ano, a área da saúde também foi beneficiada com a renovação de uma parte importante de sua frota. Para atender quem mais precisa, a Secretaria Municipal de Saúde comprou quatro novas vans e um carro de passeio, que foram destinados ao serviço de Tratamento Fora de Domicílio, que atende cerca de 900 pessoas por mês. Além disso, o transporte de pacientes através do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) também conta com duas novas ambulâncias, a última delas chegou ao município em novembro de 2018.

Mais ações

Entre as ações que marcaram o ano na área da saúde, os mutirões ocupam um lugar de destaque. Realizados para zerar filas de espera, eles ofereceram exames de alta complexidade, como tomografia, ressonância magnética e densitometria, entre outros; exames de eletrocardiograma e cirurgias de catarata, feitas na Nova Santa Casa; além de um grande mutirão de preventivos do câncer de colo de útero, desenvolvido nos Postos de Saúde e que atendeu 1.971 mulheres em nove etapas, realizadas aos sábados.

As campanhas de vacinação contra a Febre Amarela, Sarampo, Influenza e Pólio, que atingiram ou até superaram as metas previstas pelo Ministério da Saúde; a ampliação do projeto de Equoterapia e as medidas preventivas de combate da Dengue, Zika e Chikungunya, como os supermutirões de limpeza promovidos nas regiões do Manejo e da Grande Alegria; foram outras realizações importantes do setor, que fecha o ano de 2018 celebrando a conquista do Prêmio CFO Nacional de Saúde Bucal. Nele, o programa de Resende foi eleito o melhor do Estado e o terceiro mais eficiente do país, entre os municípios que têm entre 50 e 300 mil habitantes.

CCZ e Hospital Veterinário

Em 2018, os animais que vivem no município também receberam atenção especial da Prefeitura, através dos serviços oferecidos pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), que bateu recordes de cirurgias de castração, além de ter ampliado o número de atendimentos, que chegou a 3.652 no início de dezembro, sendo 1.673 castrações e 1.979 consultas – números bem diferentes de 2016, quando o Centro fez apenas 125 castrações e nenhuma consulta. Para realizar este trabalho, e ainda promover feiras de adoção responsável, que encontraram um novo lar para cerca de 100 animais, a Secretaria Municipal de Saúde ampliou o modernizou as dependências do Centro, que também ganhou novos equipamentos, como mesas cirúrgicas e focos auxiliares.

Paralelamente a este trabalho, a Prefeitura também finalizou o projeto de construção do Hospital Municipal Veterinário, que será implantado nas proximidades da Área de Exposições, na Morada da Colina. A limpeza do terreno já foi feita pela Prefeitura e as obras serão iniciadas em janeiro.

O prefeito Diogo Balieiro Diniz destaca que as conquistas no setor são fruto de um planejamento sério, elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde, e da aplicação correta dos recursos, além da dedicação diária de centenas de profissionais que atuam na área: “ninguém consegue nada sozinho e na saúde essa máxima é ainda mais verdadeira. Por isso, todas as conquistas que alcançamos este ano - e não foram poucas, diante do quadro de recessão que o país enfrenta - são fruto de muito trabalho, de muito empenho e de muita dedicação diária, além do gerenciamento correto dos recursos disponíveis” – disse o prefeito.

Palavras chaves: Santa Casa; Mutirão; Hospital De Emergência
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados