27/06/2018

RESENDE SEDIA SEMANA DO EMPREENDEDORISMO

Evento, promovido em parceria com o Sebrae, AEDB e Theia Educação de Impacto, será realizado nesta quinta e sexta-feira, dias 28 e 29

RESENDE SEDIA SEMANA DO EMPREENDEDORISMO

Crédito: Carina Rocha

Valorizar e promover ainda mais o empreendedorismo já presente no município e incentivar o surgimento de novas iniciativas, através de palestras e workshops. É com esse objetivo que a Prefeitura, o Sebrae/RJ, a AEDB e a Theia Educação de Impacto promovem nesta quinta e sexta-feira, dias 28 e 29, respectivamente, a Semana do Empreendedorismo de Resende. O evento, que terá início às 10h da manhã com a Caravana Prefeito Empreendedor, seguirá até o dia 29 com diversas ações.

Entre as atividades que serão realizadas estão palestras sobre os temas Empreendedorismo: O Caminho do Sucesso, prevista para esta quinta-feira, 28; e Como Controlar Meu Dinheiro no Campo, marcada para sexta-feira, 29. A Semana, que é aberta ao público, também oferecerá um workshop sobre o tema "Como Tirar Sua Ideia do Papel". Os interessados em participar podem se inscrever com antecedência pelo telefone 3360.9578, ou no local, no dia do evento. As vagas são limitadas.

Incentivo ao Empreendedorismo

Incentivar o empreendedorismo e os novos negócios, em especial as ações voltadas para micro e pequenos empresários, sempre foi uma preocupação da atual gestão, desde o início do ano passado. Prova disso, são as ações desenvolvidas pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, e que já apresentaram diversos resultados positivos para o setor ao longo dos últimos 18 meses.

Entre essas ações estão o aumento da frequência das reuniões da Comissão Permanente de Análise de Consulta Prévia (COPACOP), órgão responsável pela análise dos pedidos de novos alvarás, o que agilizou significativamente o processo de emissão; a implantação do alvará online, que permite a liberação do documento em 48 horas;  a transferência da sede da Secretaria para a Praça do Trenzinho reunindo num só lugar todos os serviços oferecidos aos microempreendedores individuais e pequenos empresários. Outras ações importantes, e que também fizeram a diferença, foram a retomada da parceria com o Sebrae e a realização de eventos, como a Feiras Livres e o Happy Hour do Trenzinho, que ajudam a divulgar os produtos e a fomentar e comercializar a produção.

O resultado deste trabalho é que Resende conseguiu ampliar mais de 40% o número de alvarás de emitidos em 2017, com relação ao ano anterior. Segundo dados do Departamento de Arrecadação Tributária, em 2016 foram emitidos 1.086 alvarás, contra 1.552 em 2017.

Além de fomentar a produção e dar novo fôlego aos empreendedores, as ações desenvolvidas pela Prefeitura também foram reconhecidas por instituições importantes para o setor como o Sebrae/RJ. Graças ao trabalho desenvolvido, Resende é hoje uma das 12 finalistas da etapa estadual do prêmio Prefeito Empreendedor, após concorrer com 74 municípios fluminenses. Realizado anualmente pelo Sebrae, o prêmio busca valorizar gestores públicos que tenham implantado projetos, com resultados comprovados, de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública. Resende disputa o título na categoria Inclusão Produtiva e Apoio ao Microempreendedor Individual.

Confira a programação completa

Dia 28 – Quinta-feira