26/01/2009

Resende poderá receber verbas federais para a área de segurança

Programa é apresentado em reunião no gabinete do prefeito

Resende poderá receber verbas federais para a área de segurança

Combater a criminalidade através de ações de prevenção, controle e repressão da violência. Esta é a proposta do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI), desenvolvido pelo Governo Federal, através do Ministério da Justiça. O programa foi apresentado semana passada às autoridades municipais no gabinete do prefeito José Rechuan (DEM), que considerou a possível implantação desta iniciativa em Resende “como um demonstrativo claro da preocupação do governo municipal em garantir a segurança dos moradores”.

Nos próximos dias, o Município deverá encaminhar um documento ao Ministério da Justiça manifestando o interesse em participar do PRONASCI.

- A Prefeitura estará sempre determinada a trabalhar no sentido de assegurar a qualidade de vida da população do nosso município. E a qualidade de vida dos moradores passa diretamente pela garantia da segurança do cidadão, motivo pelo qual não vamos medir esforços visando fazer com que este objetivo seja alcançado, principalmente na área da prevenção – disse Rechuan, reafirmando que a sua administração também vai buscar sempre parcerias com o Governo Federal “para tornar realidade obras e serviços em Resende em todos os setores do serviço público”.

De acordo com Willian Rezende, representante do Ministério da Justiça e coordenador do PRONASCI no Estado do Rio de Janeiro, o programa atua hoje em 16 estados e no Distrito Federal. Para 2009, o Governo Federal está disponibilizando cerca de R$ 1, 4 bilhão destinados a investimentos em ações que fazem parte deste projeto. William explicou ainda que o PRONASCI possui uma lista de 94 ações voltadas à redução dos índices de criminalidade. Elas têm como objetivo capacitar os profissionais ligados ao setor de segurança pública e evitar o envolvimento de jovens de 15 a 24 anos com o crime através do desenvolvimento de programas de inclusão social.

Responsável pela vinda do representante do Ministério da Justiça à Resende, o diretor de Ordem Pública do Município, José Antônio dos Santos, o Ed Murphy, destacou que as verbas provenientes do PRONASCI poderão representar investimentos importantes na Guarda Municipal. Ele citou como exemplo o projeto Bolsa Formação – através deste projeto, os guardas poderão ser capacitados, “prestando assim um serviço ainda melhor à população”. A liberação de recursos federais visando à compra de equipamentos para a corporação também está entre os planos do atual governo municipal.

Palavras chaves: SEGURANÇA