Fazenda

11/12/2015

Resende participa do Programa Lidera Turismo e define prioridades para o setor

Objetivo é tornar o município reconhecido como destino do Turismo de Aventura

Resende participa do Programa Lidera Turismo e define prioridades para o setor

Crédito: Daniela Rodrigues - SMTE/PMR

A Prefeitura de Resende participou nesta semana do encerramento do Programa Lidera Turismo na região Agulhas Negras, em Penedo, Itatiaia. A iniciativa, uma parceria do Sebrae com o Ministério do Turismo, teve início em outubro e contou com diversas reuniões. O objetivo foi traçar um mapa estratégico para o desenvolvimento do setor turístico na região.

Ao longo do Lidera Turismo, os participantes elaboraram projetos específicos para os seguintes destinos: Resende (área urbana), Visconde de Mauá, Serrinha, Capelinha, Penedo, Parque Nacional do Itatiaia e Quatis. Todos esses projetos estão interligados e buscam a sustentabilidade, fortalecendo a Região Turística das Agulhas Negras.

De acordo com o secretário municipal de Turismo e Eventos, Antônio Leão, Resende destacou em seu projeto o objetivo de ser reconhecida como destino de Turismo de Aventura no estado do Rio de Janeiro, aproveitando as suas características geográficas e a vocação para os esportes na natureza, como o balonismo, paraquedismo, ciclismo e voo livre, entre várias outras atividades ao ar livre.

Para isso, foram definidos como projetos a criação de sistema de informações integradas, intensificação de divulgação via meios eletrônicos e atração de empresas e agências especializadas.

- Essa consultoria do Sebrae foi um presente para o município. Todas as propostas apresentadas já faziam parte do Plano Municipal do Turismo, mas a orientação nos ajudou a definir as prioridades, com um planejamento estratégico, envolvendo todos os setores – avaliou o secretário.

Antônio Leão explicou que a principal preocupação com a região de Serrinha e Capelinha foi com a degradação dos atrativos situados nas margens das estradas e rodovias, tendo em vista a crescente procura dos rios por banhistas. Entre as propostas para as localidades estão a construção de Centro de Visitantes da APA da Serrinha, formalização de hospedagens, qualificação de artesãos, entre outras.

Em relação a Visconde de Mauá, o projeto elaborado por moradores e empresários priorizou a adoção de medidas visando a controlar o impacto causado pelo aumento da visitação, inclusive prevendo a adoção de um programa que permite a reserva e compra de passeios turísticos por meio de um único sistema de informática.

Além da Secretaria de Turismo, participaram da elaboração dos projetos as Secretarias de Esporte e Lazer, de Fazenda e de Comércio. O encerramento do evento teve também a presença do prefeito de Resende, José Rechuan.

Palavras chaves: TURISMO