Assistência Social e Direitos Humanos

10/04/2019

RESENDE OFERECE CURSOS PROFISSIONALIZANTES A MORADORES DOS CONDOMÍNIOS GARDÊNIA E TULIPA

Capacitação, que irá acontecer em parceria com o Senai e a Caixa Econômica, vai oferecer cursos de pintura e elétrica

Crédito: Carina Rocha

Moradores dos condomínios Gardênia e Tulipa, começaram nesta segunda-feira, dia 8, a participar de cursos profissionalizantes montados através de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Resende, a Caixa Econômica Federal e o Senai. Ao todo, foram disponibilizadas 55 vagas em cursos de pintura e elétrica automotiva. Os participantes adquiriram os imóveis pelo “Minha Casa, Minha Vida”, dentro da faixa de renda mais baixa do programa.

A aula inaugural aconteceu nesta segunda-feira, dia 8, na sede do Senai, no bairro Jardim Jalisco, mesmo local que abrigará os cursos, com duração prevista para três meses. Ao final da jornada, os alunos recebem certificados e estarão aptos a ingressarem no mercado de trabalho. São 15 vagas para pintura em aulas matutinas e 40 vagas para elétrica, que estão divididas em metade para manhã e metade para tarde.

Os cursos chegam a Resende a partir do PTTS (Projeto de Trabalho Técnico e Social), desenvolvido pela Caixa Econômica em parceria com prefeituras de cidades que abriguem condomínios do programa “Minha Casa, Minha Vida”, na faixa de zero a três salários mínimos e inscritos no Cadastro único mantido pelo governo federal.

O objetivo é permitir que os moradores do programa habitacional sejam melhores preparados para disputar uma vaga no mercado de trabalho. Com renda garantida, os populares conseguem manter os imóveis em melhores condições e melhoram a qualidade de vida do bairro de uma maneira geral.

Saúde, Social  e Educação

Os condomínios ficam localizados no Parque Minas Gerais e após a inauguração houve um processo natural de aumento na demanda por serviços públicos na região, que recebeu 600 novas famílias. No entanto, por quase três anos os moradores ficaram abandonados e somente a partir de 2017 foi feito um planejamento para adequar a situação.

A atual gestão da Prefeitura de Resende já iniciou a construção de um posto de saúde para atender a população local . Enquanto as obras estão em andamento, os serviços serão oferecidos em uma unidade provisória, montada em um container. Da mesma maneira, o governo prepara a inauguração de um Cras (Centro de Referência à Assistência Social) para atender a população. As obras estão praticamente concluídas.

Da mesma maneira, a prefeitura já inaugurou a creche Hilda da Conceição Mateus Inácio, que ofereceu vagas para moradores do Parque Minas Gerais, Morada da Barra e Barra III. Com isso, evita-se o deslocamento das crianças e familiares para outros bairros.

Palavras chaves: Cursos