22/08/2019

RESENDE ESTÁ ENTRE AS CIDADES COM MELHOR ATENDIMENTO E ESTRUTURA NA SAÚDE BÁSICA

Avaliação feita pelo Governo do Estado é importante pois serve para definir percentual de repasses de verbas

Crédito: Carina Rocha

O Programa Estadual de Financiamento da Atenção Primária à Saúde (PREFAPS) , desenvolvido pelo Governo do Estado, avaliou o atendimento prestado à população das cidades nos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS). O estudo dividiu a saúde básica em indicadores e apontou que apenas cinco municípios atingiram o m ais alto patamar de metas cumpridas. Entre as cinco cidades que se destacaram está Resende.

O prefeito Diogo Balieiro destacou o esforço das equipes da Secretaria Municipal de Saúde e os investimentos que estão sendo feitos nas unidades espalhadas pelos bairros de Resende. “Temos de parabenizar toda a equipe da saúde, que se esforça diariamente para levar o melhor para nossa população. O governo tem se esforçado muito para melhorar as condições de trabalho, temos feitos obras importantes e é bom ver que esse esforço tem resultado em avanços no atendimento para quem mais precisa. Só que a população tem de entender que esse é um trabalho de construção feito diariamente, não está pronto e temos plena consciência que tem muito ainda para ser feito”, disse Diogo Balieiro.

Em um ciclo virtuoso, o resultado torna Resende apta a receber mais recursos para novos investimentos na área de atenção básica da saúde. O PREFAPS funciona a partir de três componentes, sendo que o primeiro deles define o valor que está disponível para os municípios investirem em saúde básica, o chamado “Componente Sustentabilidade”. O segundo componente é o “Expansão”, que analisa quais cidades conseguiram criar novas equipes de campo. O terceiro é o “Componente Desempenho”, que faz a avaliação propriamente dita das metas estipuladas para definir a qualidade do serviço oferecido nas cidades. Quanto mais metas alcançadas no Componente Desempenho, mais recursos a cidade vai obter a partir do Componente Sustentabilidade.

As cidades melhores avaliadas, como Resende, cumpriram oito das nove metas estipuladas e, segundo avaliação do PREFAPS, “fizeram jus a 100% do valor recebido” do Componente Sustentabilidade até agora. Como prêmio, receberão o mesmo valor que foi repassado nas parcelas anteriores. Ou seja, elas receberam um valor cheio e gastaram tudo com eficiência. Com isso, receberão nova parcela no mesmo valor cheio. Quem cumpriu menos metas, por exemplo, receberá apenas 50% do valor inicialmente estipulado. Simplificando, uma cidade que ganhou R$ 100 mil e teve 100% de eficiência ganhará novamente R$ 100 mil. Por outro lado, se essa cidade não atingiu o mínimo de oito metas, ficará com R$ 50 mil no próximo repasse.

De acordo com o governo estadual, o PREFAPS é a atual estratégia para regular o financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS) no estado do Rio de Janeiro. O projeto tem como objetivo apoiar a Estratégia Saúde da Família (ESF) dos municípios, a partir da manutenção e expansão das equipes de Saúde da Família (eSF) e de Saúde Bucal (eSB), bem como fomentar a qualidade e o alcance de metas estipuladas.

Por trás dos índices, pessoas

Os bons resultados obtidos na avaliação dos índices guardam por trás uma série de obras e melhorias que estão sendo feitas na rede básica de saúde do município. Este trabalho dá melhores condições para quem trabalha e para quem procura atendimento. Através do Programa Revitaliza Resende, por exemplo, a atual gestão já reformou, modernizou e ampliou oito unidades da atenção  básica de saúde. As melhorias já chegaram aos bairros Vicentina, Vargem Grande, Morro do Cruzeiro, Novo Surubi, Fazenda da Barra II e III e Jardim Primavera.

Palavras chaves: Saúde Básica