13/07/2018

REDE MUNICIPAL DE ENSINO ENTRA EM RECESSO ESCOLAR NESTA SEXTA, DIA 13

Durante as férias, profissionais da educação terão a oportunidade de se capacitar em oficinas e cursos. Aulas serão retomadas dia 30 de julho.

REDE MUNICIPAL DE ENSINO ENTRA  EM RECESSO ESCOLAR NESTA SEXTA, DIA 13

Crédito: Carina Rocha

Começa nesta sexta-feira, dia 13, o recesso escolar para os 14.353 estudantes da Rede Municipal de Ensino de Resende, formada por 62 unidades escolares. Os alunos das escolas, Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs) e Centros Municipais de Atendimento Educacional Especializado (CEMAEEs) retornam suas atividades no dia 30 de julho, após 15 dias de descanso.

Enquanto os estudantes aproveitam os dias de férias, a Secretaria Municipal de Educação dará continuidade à formação dos profissionais e ao planejamento estratégico, visando garantir a qualidade do ensino e da aprendizagem oferecidos aos estudantes. Dentre as ações previstas para o período de recesso, está o planejamento mensal nas escolas, que será realizado através de reuniões com os diretores. O objetivo é rever os conteúdos pedagógicos e priorizar ações que contribuam para elevar ainda mais os índices educacionais no segundo semestre.

Na Educação Especial, por exemplo, 32 cuidadores e 25 estagiários participarão de um processo de formação sobre os cuidados ligados aos alunos com deficiência. Dentre as oficinas que serão promovidas estão Comunicação Alternativa; Autismo e Linguagem; Ensino Naturalístico; e Relações Interpessoais, além de Comunicação Acessível. As atividades serão realizadas nos dias 16, 17 e 18, das 8h às 12h, na Associação Educacional Dom Bosco (AEDB). Quando colocados em prática, os novos conhecimentos beneficiarão mais de 400 alunos.

Já nos dias 16, 17, 18 e 19, de segunda a quinta-feira, mais de 200 profissionais, entre monitores e educadores de creche e de educação infantil, irão expandir seus conhecimentos participando de oficinas que serão realizadas nos períodos da manhã e da tarde. As atividades serão realizadas na Casa da Amizade nos dias 16, 17 e 18, e na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), na Itapuca, no dia 19. Os temas abordados: A Importância da Educação Emocional para as Crianças e Uma Perspectiva de Desenvolvimento Psicomotor na Educação Infantil (dia 16); Importância da Educação Emocional para as Crianças e Brincadeiras Sonoras (dia 17); Importância da Educação Emocional para as Crianças, e Estimulação e Educação Psicomotora (dia 18); Faça a Diferença na Creche (dia 19).

A secretária de Educação, Rosa Frech, ressalta que as atividades, que são muito importantes para a formação e atualização dos profissionais da educação, serão desenvolvidas de forma intercalada para que todos possam aproveitar o recesso e descansar também.

- Esse é um período muito aguardado por alunos e professores, depois de um semestre inteiro de muitas atividades. Por isso, procuramos montar as capacitações de forma a possibilitar que os profissionais também possam descansar, além de ganhar novos conhecimentos. Todas as ações previstas para este período visam contribuir para melhorar ainda mais o ensino oferecido em nossa rede municipal, além de estimular os mais de 14 mil alunos a buscarem um conteúdo de qualidade – disse a secretária.

Obras continuam

Durante o recesso escolar, as obras de reforma e revitalização que a Prefeitura está realizando em cinco unidades de ensino da Rede Municipal seguem a todo vapor, aproveitando o fato de os imóveis estarem vazios para a realização de serviços internos. As unidades que estão sendo beneficiadas com o trabalho são: Creche Municipal Rubens da Silva Lamin, em Engenheiro Passos; Creche Dr. Uchôa, no Lavapés; e as Escolas Municipais Governador Roberto Silveira, no Paraíso; Jardim das Acácias, na Fazenda da Barra II, e Algodão Doce, na Cidade Alegria.

Palavras chaves: Recesso