05/02/2009

Encontro aconteceu no Palácio das Laranjeiras

Rechuan se reúne com vice-governador e pede melhorias para Resende

Crédito: Wagner Alves

Um dos encontros promovidos pelo movimento dos prefeitos do Sul Fluminense contra os efeitos da crise internacional na região ocorreu semana passada com o vice-governador Luiz Fernando de Souza Pezão (PMDB). Durante o encontro, realizado no Palácio das Laranjeiras, o prefeito de Resende, José Rechuan (DEM), pediu o apoio de Pezão para a execução de melhorias em estradas rurais na região do distrito da Fumaça e a construção da Avenida do Contorno – pelo projeto inicial, esta estrada ligará a região da Grande Alegria até o distrito de Bulhões, passando por vários bairros da área urbana de Resende.

- Assim como os prefeitos da nossa região estão unindo esforços no sentido de impedir que a crise internacional tenha conseqüências graves no Sul Fluminense, a Prefeitura de Resende espera contar com o apoio do Governo do Estado visando realizar obras e serviços no município. Não há dúvidas de que a população é a principal beneficiada com o trabalho de mãos dadas entre as três esferas do Poder Executivo, no caso o Município com as administrações estadual e federal. Por isso, no primeiro encontro oficial com o vice-governador após a nossa posse como prefeito, apresentamos estes pleitos – disse Rechuan.

Na reunião ocorrida no Palácio das Laranjeiras, o vice-governador se comprometeu com as lideranças políticas da região em reivindicar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a ampliação das linhas de crédito para os municípios investirem em ações nas áreas de habitação e saneamento básico – os recursos viriam da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil e do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Com isso, seria criado um caminho para a geração de empregos na região. O pleito seria apresentado pessoalmente ao presidente esta semana em Brasília.

Além de Rechuan, participaram do encontro com Pezão no Rio de Janeiro os prefeitos José Renato (Barra Mansa), Luiz Carlos do Ypê (Itatiaia), José Laerte (Quatis), além de representantes de outras prefeituras do Sul Fluminense; dos deputados estaduais Pedro Fernandes (DEM) e Nelson Gonçalves (PMDB), de dirigentes do Movimento pela Ética na Política de Volta Redonda e do coordenador da Pastoral Carcerária da Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda, padre Juarez Sampaio. O movimento dos prefeitos começou através de uma mobilização organizada pela diocese.

Palavras chaves: INVESTIMENTOS