08/06/2010

Rechuan é eleito presidente do Consórcio Regional de Desenvolvimento Sustentável

Segmento é formado por 15 prefeituras do eixo Rio-São Paulo e Minas

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

O prefeito José Rechuan (DEM) foi eleito presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional Sustentável. A eleição, por aclamação, aconteceu durante a assembléia geral que tornou oficial a existência do consórcio, ocorrida na tarde desta segunda-feira, dia 07, no plenário da Câmara Municipal. Idealizado pela Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Tecnologia e Serviços, o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional Sustentável reúne os 15 municípios no eixo Rio-São Paulo e Minas Gerais integrantes do Projeto Cercanias. Lançado no ano passado pela Prefeitura de Resende, o Cercanias tem como objetivo realizar ações pelo crescimento integrado das cidades representadas no projeto. Na assembléia desta segunda-feira, também foram eleitos os seguintes prefeitos para a vice-presidência do Consórcio: Marcos Tridon (Itamonte) e José Celso Bueno (Queluz). A assembléia contou ainda com as presenças dos prefeitos Jorge Serfiotis (Porto Real), Luís Carlos do Ypê (Itatiaia), José Laerte (Quatis), Edson Quintanilha (Arapeí), Arthur Pinto (São José do Barreiro), José Antônio Fernandes (Areias) e Tales da Fonseca (Passa Vinte). Rechuan destacou que, com a implantação oficial do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável, os 15 municípios integrantes do novo segmento passam a ter uma representação jurídica de direito público. Ele reafirmou o seu entendimento segundo o qual a união de prefeituras em consórcios facilita a busca de recursos externos destinados à realização de obras e serviços nos municípios representados. - O Governo Federal, por exemplo, incentiva a criação de consórcios entre as prefeituras de uma mesma região, pois também entende que a união de forças entre os municípios se torna um elemento facilitador no trabalho voltado à captação de recursos externos. A Prefeitura de Resende concorda com esta visão moderna de administração pública, motivo pelo qual implantou em 2009 o Projeto Cercanias – disse Rechuan (ao centro na foto, discursando durante a assembléia). Nas duas edições do Cercanias realizadas ano passado, nos meses de julho e dezembro, os 15 municípios integrantes do projeto expuseram produtos tradicionais de cada localidade e divulgaram as suas potencialidades turísticas. A próxima edição do Projeto Cercanias está marcada para os dias 18, 19 e 20 deste mês, no Parque de Exposições, paralela à realização do Arraia no Parque, evento que acontecerá nos mesmos dias e local, tendo como uma das atrações principais o show com o cantor sertanejo Daniel. Rechuan destacou ainda como uma das grandes conquistas do Projeto Cercanias a cessão da Estação Ferroviária de Engenheiro Passos para a Prefeitura de Resende, o que permitirá a instalação no local de um Centro de Informações Turísticas e Artesanato para a divulgação das potencialidades de cada um dos municípios representados. Ele frisou ainda a liberação do Aeroporto Municipal de Resende para pousos e decolagens como outra medida que vai fortalecer o trabalho das 15 prefeituras pelo desenvolvimento econômico do eixo Rio-São Paulo-Minas Gerais. O aeroporto foi liberado na semana passada, após a realização de obras de melhorias executadas pela administração do prefeito José Rechuan.
Palavras chaves: UNIÃO DE FORÇAS