14/03/2019

PRORROGADO PRAZO PARA INSCRIÇÕES DA X CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Evento será realizado no próximo dia 23, no auditório da AEDB, no bairro Campo de Aviação

PRORROGADO PRAZO PARA INSCRIÇÕES DA X CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Crédito: Gleisiane Carvalho

O prazo das inscrições para X Conferência Municipal de Saúde foi prorrogado até o dia 20 de março, quarta-feira. O evento – promovido pela Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria de Saúde, com o apoio do Conselho Municipal de Saúde – será realizado no próximo dia 23, de 8h às 18h, no auditório da AEDB (Associação Educacional Dom Bosco), no bairro Campo de Aviação. Inicialmente, o período de inscrições se encerrava nesta sexta-feira, dia 15. Os profissionais da área, gestores e demais interessados devem comparecer à sede do Conselho de Saúde, na Avenida Marcílio Dias, 800, Anexo 2º piso, no Jardim Jalisco (no pátio do Hospital de Emergência), para efetuar a inscrição, entre 13h e 17h.

O tema da edição 2019 será “Democracia e Saúde – Saúde como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS”. O secretário de Saúde, Tande Vieira, lembrou que foram realizadas três pré-conferências com a participação da sociedade, visando analisar propostas para melhorias nas políticas públicas do setor.

— Nos dias 12 e 26 de fevereiro, foram realizadas duas prévias da COMSAUDE, na Casa dos Conselhos, no bairro Lavapés e, na Primeira Igreja Batista, no Campos Elíseos. Já a III pré-conferência aconteceu no salão da Comunidade Nossa Senhora da Paz, na Cidade Alegria. As reuniões são fundamentais para a elaboração de novas propostas para o SUS (Sistema Único de Saúde). Conseguimos um mapeamento melhor da saúde no município, ao detectarmos as necessidades e os resultados positivos da nossa realidade também. A reavaliação é importante para continuarmos com as boas estratégias e, ao mesmo tempo, definirmos prioridades, metas, planejamentos e ações para o próximo Plano Plurianual. O atual plano está vigorando desde 2018, e é válido até 2021 – acrescentou.

O secretário ainda pontuou os principais propósitos da X COMSAUDE. “O evento é convocado pelo Decreto Municipal nº 11.491, de 14 de janeiro de 2019, com o objetivo de discutir os problemas de saúde do Município para permitir uma possível atualização do Plano Municipal de Saúde. Depois, serão realizadas a 8ª Conferência Estadual e a 16ª Conferência Nacional de Saúde. Durante a conferência municipal, também definimos a organização, as normas de funcionamento e os critérios de eleição no Conselho Municipal de Saúde, que possui 32 membros atualmente. O Conselho tem o poder de fiscalizar o cumprimento da legislação vigente, entre outras atribuições”, frisou.

Durante a X COMSAUDE, a partir do tema central, serão ministradas as seguintes palestras de abertura: “Saúde como Direito”; “Consolidação dos Princípios do SUS”; e “Financiamento do SUS”. Serão desenvolvidos ainda os subtemas “Controle Social”, “Rede de Atenção à Saúde da Mulher” e “Assistência Farmacêutica”.

As inscrições estão abertas para todas as pessoas e instituições interessadas no aperfeiçoamento da política de saúde, na condição de delegados, expositores, observadores e membros natos. Serão considerados membros natos todos os conselheiros titulares e suplentes do Conselho Municipal de Saúde de Resende da gestão que encerra seu mandato quando da realização da “X COMSAUDE”. Os membros inscritos como delegados e membros natos participarão da “X COMSAUDE” com direito a voz e voto, enquanto os demais membros terão apenas direito à voz.

A indicação dos delegados e dos suplentes deverá ser entregue na sede do Conselho, durante o período de inscrições (até 20 de março). Para verificar os critérios estabelecidos para a candidatura de delegado e suplente, confira o link do regimento.

Palavras chaves: Conferência; Saúde