Indústria e Comércio

15/10/2018

PROJETO “VEM PASSARINHAR” ACONTECE NESTE FIM DE SEMANA EM RESENDE

Inscrições para o evento, que terá atividades de campo, palestras e observação de corujas, devem ser feitas por e-mail

PROJETO “VEM PASSARINHAR”  ACONTECE NESTE FIM DE SEMANA EM RESENDE

Crédito: Arquivo PMR

Estão abertas as inscrições para a quarta edição do projeto “Vem Passarinhar”, que acontece neste fim de semana em Resende (sexta, sábado e domingo), nas localidades de Visconde de Mauá e Serrinha do Alambari, ambas na região serrana do município. Criado pelo Instituto Estadual do Meio Ambiente (INEA), o evento conta com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, e chega este ano à sua quarta edição. Os interessados em participar das atividades devem se inscrever até a próxima quarta-feira, dia 17, pelo email pepedraseladarj@gmail.com

De acordo com o Secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Tiago Diniz, o evento, que visa promover a observação de aves na região e o turismo nas unidades de conservação sob a responsabilidade do INEA, é aberto para todos os públicos, mas voltado principalmente para os apreciadores de aves. As vagas, no entanto, são limitadas devido à realização das atividades de campo, já que um número excessivo de pessoas no local pode inibir a presença das espécies.

Conforme a programação, o evento será aberto na sexta-feira, dia 19, às 18h30, na sede do Parque Estadual da Pedra Selada com a exposição de fotografias “Aves da Mata Atlântica”, e contará, nos dois dias seguintes, com atividades de campo, observação de coruja e uma palestra sobre o tema “Ecologia de Strigiformes (aves de rapina de hábitos noturnos/coruja) para Guias e Observadores de Aves”. As atividades de campo serão realizadas em Visconde de Mauá e na Serrinha do Alambari, na Pousada Fazenda do Mel e no Camping Clube do Brasil, respectivamente. Já as demais ações acontecerão na Sede do Parque Estadual da Pedra Selada, em Mauá.

- Além de ser um atrativo para aqueles que já têm como hobby fazer a observação de pássaros, esse evento também é uma excelente oportunidade para inserirmos novas pessoas neste universo. Além disso, ele também contribui para valorizar a fauna da nossa região, que apresenta uma diversidade muito grande, e para difundir o potencial turístico do município, atraindo pessoas do mundo todo – explica o secretário.

Para participar do evento, o interessado deve informar no e-mail os seguintes dados: nome completo, número do telefone celular, e-mail e de qual atividade de campo deseja participar, lembrando que é possível participar de mais de uma atividade.

Parque Estadual da Pedra Selada

Criado em 2012, o Parque Estadual da Pedra Selada está situado na Serra da Mantiqueira, com sede em Visconde de Mauá, e apresenta área total de 8.036 hectares, sendo uma pequena parte no município de Itatiaia (1.694,8 hectares) e o restante em Resende (6.340,81 hectares).

Confira a programação completa:

Sexta, dia 19

18h30 – Abertura da exposição de fotos “Aves da Mata Atlântica”

Local: Sede do Parque Estadual da Pedra Selada, em Visconde de Mauá

Sábado, dia 20

6h30 - Atividade de Campo

Local: Pousada Fazenda do Mel, em Visconde de Mauá

11h - Palestra “Ecologia de Strigiformes para Guias e Observadores de Aves” com a Associação Pró-Coruja

Local: Sede do Parque Estadual da Pedra Selada, em Visconde de Mauá

18h30 – Observação de corujas