19/03/2009

Projeto Segundo Turno chega à marca de 1.300 estudantes atendidos

Lançado este ano, programa é realizado em seis escolas municipais

Projeto Segundo Turno chega à marca de 1.300 estudantes atendidos

Crédito: Wagner Alves

Um dos programas sociais implantados pela Prefeitura neste ano de 2009, o Projeto Segundo Turno chegou à marca de 1.300 estudantes atendidos com ações esportivas, culturais e recreativas, além de atividades de reforço escolar. Coordenado pelo EDUCAR (Instituto de Educação do Município de Resende), o projeto é desenvolvido atualmente nas seguintes escolas municipais: Marieta Salles Cunha (Baixada da Olaria), Maria Dulce Chaves (Novo Surubi), Sagrado Coração (Lavapés), Júlio Verner (Vila Vicentina), Augusto de Carvalho (Engenheiro Passos) e Surubi (Surubi Velho).

Ao comentar na manhã desta quinta-feira, dia 19, o número expressivo de estudantes beneficiados com as atividades do projeto, o prefeito José Rechuan (DEM) disse que o Segundo Turno pode ser considerado uma das principais ações de inclusão social implantadas pela nova administração municipal, “que iniciou os seus trabalhos em janeiro deste ano”. As atividades de inclusão social para crianças e adolescentes no atual governo da cidade começaram em janeiro com a colônia de férias promovido junto aos alunos da rede pública (foto).

Segundo Rechuan, oito profissionais, sendo seis professores e dois de judô, são responsáveis pelo desenvolvimento das atividades esportivas do programa, que acontecem em dois horários: os alunos do turno da manhã participam no projeto durante o período da tarde, e vice-versa.

- Estar matriculado numa escola da rede pública representa um requisito básico para fazer parte do Segundo Turno. A nossa proposta com a implantação deste programa consiste justamente em oferecer ações sociais aos estudantes fora do horário da sala de aula. Desta maneira, acreditamos estar trilhando um caminho importante com o objetivo de contribuir também para a formação dos nossos alunos enquanto cidadãos. Não há dúvida de que a construção de um amanhã melhor passa diretamente pelos investimentos sociais para as nossas crianças, adolescentes e jovens – disse o prefeito, acrescentando que o projeto atende alunos na faixa etária de 5 a 17 anos.

Entre as atividades esportivas oferecidas pelo Segundo Turno estão aulas de futsal, judô e iniciação esportiva, mas a coordenação do programa já está em entendimento com os clubes da cidade visando à realização de parcerias que assegurem aulas também de natação.

Já as ações na área cultural são desenvolvidas através de um trabalho conjunto com o CRIARTE, um projeto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Fraternidade (Educação), realizado junto a alunos da rede pública, cuja coordenação é do animador cultural André Whately. Através deste trabalho conjunto, os estudantes que fazem parte do Segundo Turno participam de várias atividades, como artesanato, teatro, capoeira, dança, música, desenho e pintura. As atividades do CRIARTE são coordenadas por cerca de 20 profissionais.

Ainda neste semestre, a Prefeitura planeja estender o Projeto Segundo Turno para as escolas Adelaide Lopes Salgado e Alberto Ferraz, ambas localizadas na Capelinha. Com isso, o programa chegará à Zona Rural do Município. Para Rechuan, “o número de alunos atendidos e atividades realizadas pelo Segundo Turno comprovam o sucesso desta iniciativa da nova administração da cidade”.

- Sempre tivemos a certeza de que, com o Projeto Segundo Turno, estaríamos atendendo os anseios não só dos estudantes da rede pública, como de toda a população. Na campanha eleitoral do ano passado, por exemplo, muitas mães me pediram um programa de inclusão social desta natureza. O nosso objetivo agora é ampliá-lo para outras escolas da rede municipal, pois a iniciativa tem um cunho social muito importante e precisa atingir um número cada vez maior de crianças, adolescentes e jovens – concluiu o prefeito.

Palavras chaves: AÇÕES SOCIAIS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES