° Minº Max

Agência do Meio Ambiente de Resende (AMAR)

04/09/2018

PROJETO PLANTAR FLORESTAS PARA COLHER ÁGUA FORMA MAIS 70 ADOLESCENTES

Projeto é fruto de uma parceria entre a Prefeitura e a Agevap

PROJETO PLANTAR FLORESTAS PARA COLHER ÁGUA FORMA MAIS 70 ADOLESCENTES

Crédito: Divulgação PMR

A Prefeitura de Resende, através da Agência do Meio Ambiente do Município (AMAR) realiza nesta quarta-feira, dia 5, a formatura de mais duas turmas de alunos da Fundação Confiar que participaram da segunda edição do projeto “Plantar Florestas para Colher Água”, desenvolvido pela AMAR entre março e agosto deste ano. Durante a cerimônia, que será realizada às 9h da manhã, na sede da Fundação Confiar, na Morada da Colina, 70 adolescentes, com idade entre 14 e 17 anos, incluindo alguns alunos da Sociedade Pestallozzi, receberão seus certificados.

A formação dos adolescentes, todos integrantes do projeto Oficina de Florestas, desenvolvido pelo Confiar no Horto Municipal, foi realizada pelo Centro de Referência em Educação Ambiental de Resende (CREAR) e teve a duração de seis meses. As atividades, segundo os coordenadores do projeto, a bióloga Rosângela Vieira e o coordenador de Comunicação Ambiental da AMAR, Cláudio Cotia Barreto, utilizaram práticas metodológicas interativas que incluem aulas expositivas, visitas a campo, dinâmicas de grupo, jogos cooperativos e diagnóstico rápido participativo (DRP), entre outras técnicas.

De acordo com o presidente da AMAR, Wilson Moura, o principal objetivo da formação é “promover a inicialização profissional cidadã, com foco na construção de uma sociedade sustentável, permitindo o desenvolvimento socioafetivo e ambiental dos integrantes do Confiar”. Além disso, o projeto Plantar Florestas para Colher Água também utiliza a Oficina de Florestas como produtor e fornecedor de mudas utilizadas para recuperar e revitalizar corpos hídricos situados em áreas degradadas, matas ciliares e de floresta, tendo a educação ambiental como instrumento de gestão de todo o processo.

Ainda segundo os coordenadores, nesta segunda edição, o projeto ficou mais abrangente e incluiu cerca de 450 alunos de 12 escolas municipais, além de professores e orientadores, que foram contemplados com atividades como visitas orientadas ao Horto Municipal e à área de confluência dos rios Alambari e Paraíba do Sul, além de uma aula especial na sala multimídia e de terem recebido espécies de mudas arbóreas e ornamentais para serem plantadas nas escolas.

O projeto Plantar Florestas para Colher Água é fruto de um convênio firmado em maio de 2017 entre a Prefeitura e a Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP).

Palavras chaves: Projeto Plantar