31/07/2018

PROJETO “NOSSA HORTA NA ESCOLA” BENEFICIA DUAS UNIDADES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

Projeto, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, em parceria com a de Educação, vai beneficiar 276 estudantes do município

PROJETO “NOSSA HORTA NA ESCOLA” BENEFICIA  DUAS UNIDADES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

Crédito: Arquivo PMR

O projeto “Nossa Horta na Escola”, desenvolvido através de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Rural e de Educação, chegará, nesta quinta-feira, 2 de agosto, a duas unidades da Rede Municipal de Ensino, uma na área urbana, a Escola Municipal Maria Dulce Freire Chaves, localizada no bairro Novo surubi, e outra na zona rural, a Escola Municipal Francisco Tavares Rezende, situada no Sertãozinho.

As áreas onde as hortas serão implantadas já foram preparadas e receberão as primeiras mudas nesta quinta-feira. O primeiro plantio, marcado para às 8h da manhã, será feito na Escola Municipal Francisco Tavares Rezende, na Fazenda Sertãozinho, e contará com a participação de 35 alunos. Já na Escola Maria Dulce Freire Chaves, o início do cultivo está marcado para às 10h e contará com as presenças do prefeito Diogo Balieiro Diniz, do secretário de Desenvolvimento Rural Alberto Werneck, da secretária municipal de Educação Rosa Frech, e da presidente do Instituto Educar Alice Brandão, além de membros da comunidade escolar.

No total, cerca de 800 mudas de verduras, como alface, agrião, almeirão, espinafre, mostarda, repolho, couve, rúcula, acelga, salsinha, coentro e cebolinha serão plantadas nas escolas, além de tubérculos, como a beterraba, por exemplo. Os alimentos produzidos nas duas unidades serão utilizados no preparo das refeições consumidas pelos próprios alunos, enriquecendo ainda mais a merenda escolar, que já recebeu um reforço este ano com o novo cardápio escolar preparado pela Secretaria de Educação.

O objetivo do projeto, segundo o secretário de Desenvolvimento Rural Alberto Werneck, é estimular a produção de alimentos e levar a experiência para casa, onde os produtos serão cultivados de forma orgânica, sem uso de agrotóxicos, como nas escolas.

- Com este projeto, vamos, ao mesmo tempo, garantir alimentos mais saudáveis na mesa das nossas crianças, como também incentivar a produção caseira, além de melhorar a convivência entre os estudantes que vão cuidar da horta juntos, ampliando os laços de amizade já existentes – disse o secretário, ressaltando que os alunos participarão de todo o processo, desde o plantio das mudas, até o cuidado dos canteiros e a colheita da produção.

Palavras chaves: PROIJETO