18/09/2018

PROFESSORA DA REDE MUNICIPAL É DESTAQUE EM PRÊMIO DO MEC

Marlisa dos Santos Garcia da Lapa, da E.M. Lídia Pires de Magalhães, desenvolveu projeto de inclusão para estudantes autistas na Rede Municipal

PROFESSORA DA REDE  MUNICIPAL É DESTAQUE EM PRÊMIO DO MEC

Crédito: Arquivo PMR

Inclusão, amor e respeito ao próximo. Foi trabalhando esses três valores em sala de aula, com alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que uma professora da Escola Municipal Lídia Pires de Magalhães, localizada no bairro Itapuca, conseguiu se destacar na etapa estadual da 11ª edição do Prêmio Professores do Brasil, promovido pelo Ministério da Educação. Professora da Rede Municipal de Ensino há oito anos, Marlisa dos Santos Garcia da Lapa é autora do projeto “O jeito de cada um ser, fazer e aprender: eu sou autista e você?”, que conquistou o segundo lugar no prêmio, na categoria Ciclo de Alfabetização: 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental.

Criado em 2005, o prêmio é voltado para professores de escolas públicas que desenvolvam ações contribuam para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem em sala de aula. Nesta edição, segundo o Ministério da Educação, 4.040 professores de todo o país se inscreveram. Deste total, 158 foram premiados e 294 foram escolhidos como destaques na etapa estadual, no qual são premiadas as seguintes categorias: educação infantil/creche; educação infantil/pré-escola; anos iniciais do Ensino Fundamental/1º, 2º e 3º anos; anos iniciais do Ensino Fundamental/4º e 5º anos; anos finais do Ensino Fundamental/6º ao 9º ano; e Ensino Médio.

- Estou anestesiada de tanta alegria e felicidade. Eu trabalho há 8 anos nesta escola, que hoje atende dois alunos com Transtorno do Espectro Autista, e minha emoção não é somente por causa do prêmio, mas porque essa é uma gestão que acredita no trabalho da gente e sempre nos apóia. Nós sabemos que os autistas têm um modo diferente de enxergar o mundo e por isso precisam de atenção especial. E foi pensando nisso que a escola criou um planejamento estratégico para atender da melhor maneira possível esses estudantes, que precisam de um olhar diferenciado – disse professora.

Segundo o MEC, os temas mais recorrentes entre os projetos vencedores e os que foram classificados como destaques estão alimentação saudável, inclusão, respeito ao próximo e valorização humana, além de meio ambiente e sustentabilidade.

A secretária municipal de Educação, Rosa Frech, ressalta que a premiação do projeto de Resende demonstra o reconhecimento do trabalho da professora, que representa todos os demais profissionais que atuam na rede.

- Estamos muito felizes com a conquista da professora Marlisa, que representa toda a nossa Rede Municipal de Ensino. Graças a este projeto, que foi pensado através de um circuito lúdico cognitivo, o aluno autista consegue se desenvolver e aprender mais, dentro de suas limitações – observa a secretária, lembrando que os alunos especiais matriculados na rede também contam com cuidadores, que auxiliam os professores nas salas de aula.

Palavras chaves: PROJETO