Obras e Serviços Públicos

08/04/2019

PROGRAMA ‘REVITALIZA RESENDE’ CHEGA AO COLÉGIO MUNICIPAL GETÚLIO VARGAS

Primeira etapa das obras, que consiste na reestruturação da rede elétrica, começou nesta segunda-feira, dia 1º

PROGRAMA ‘REVITALIZA RESENDE’ CHEGA AO COLÉGIO MUNICIPAL GETÚLIO VARGAS

Crédito: Gleisiane Carvalho

O Colégio Municipal Getúlio Vargas, no bairro Cidade Alegria, será contemplado com uma série de obras de revitalização, que começaram na semana passada. A Prefeitura, por meio das Secretarias Municipais de Educação e de Obras e Serviços Públicos, iniciou a primeira etapa dos serviços, que consiste na reestruturação do sistema elétrico, na última segunda-feira, dia 1º de abril. A reforma do colégio, que abriga 2.877 alunos, faz parte do cronograma do Programa Revitaliza Resende.

Na primeira fase, o cronograma prevê a execução de serviços de revisão, recuperação e adequação do quadro elétrico de toda a unidade educacional, fundada em 1983 e  considerada a maior da rede pública de ensino de Resende. A previsão é de que a etapa inicial seja concluída em torno de 60 dias. De acordo com o secretário de Obras e Serviços Públicos, Victor Sampaio, os trabalhos de engenharia elétrica serão realizados pela empresa especializada ganhadora do processo licitatório.

— A empresa contratada, a partir de recursos próprios, começou a atuar na instalação de uma nova rede elétrica, com a renovação da fiação, novas tomadas de sobrepor e colocação de quadros de distribuição de energia. Vamos substituir as canaletas de fios elétricos para conexão de tomadas por outras de sobrepor com material isolante de PVC, que são mais resistentes e formam um eletroduto antichamas. O grande objetivo da reforma é oferecer um espaço mais seguro, evitando possíveis quedas de luz e incidentes, além de atender à demanda dos aparelhos alimentados por fonte de energia. A maioria das salas contará com um quadro de distribuição elétrica, onde ficam os disjuntores de proteção. Cada disjuntor com melhor tecnologia será dimensionado por um circuito. O colégio funcionava com apenas um quadro geral de fonte energética. Dois aparelhos de ar-condicionado com maior potência serão instalados nas salas de informática. Para aguentar a carga existente e equilibrar o sistema trifásico, são necessários os novos quadros de distribuição – detalhou.

O secretário ainda lembrou que os quadros serão devidamente identificados. “O novo sistema elétrico será mais eficiente e também com as identificações que facilitam a rotina na unidade, além de ajudar na hora da manutenção”, informou.

Victor Sampaio reforçou que todos os serviços seguem uma programação para não comprometer o andamento do calendário letivo. “Estamos empenhados para dar agilidade aos trabalhos em virtude das aulas. Buscamos evitar qualquer prejuízo para as turmas, lembrando que os serviços de modernização também são feitos durante os finais de semana. Quando houver necessidade de desligamento da energia, priorizaremos a atuação fora do horário escolar”, enfatizou.

A secretária de Educação, Rosa Frech, destacou que a reforma geral é um anseio da comunidade escolar, relembrando o histórico da unidade.

— No dia 3 de dezembro de 1983, foi fundada a Escola Municipal Getúlio Vargas. A partir do Decreto 088 de 16 de março de 1993, a unidade ganhou a denominação atual. Atualmente, o colégio atende turmas do Ensino Fundamental (3º a 9º ano), Ensino Profissionalizante (Informática e Mecânica) – em parceria com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) – e EJA (Educação de Jovens e Adultos). A unidade já passou por pequenas reformas. Agora, o amplo processo de obras refletirá na qualidade de ensino. Os estudantes vão poder estudar em um espaço totalmente revitalizado com mais dignidade. O local será mais arejado e a nova estrutura permitirá a evolução no processo de aprendizagem. A área recreativa será revitalizada, bem como outras melhorias. O início das obras já surtiu efeito positivo na comunidade escolar, pois temos esta interação com os pais que vêm demonstrando grande satisfação – frisou.

O prefeito Diogo Balieiro Diniz reforçou que as obras vão beneficiar os alunos da região mais populosa da cidade.

— O C. M. Getúlio Vargas, que possui o maior número de alunos da rede pública de ensino de Resende, ganhará todo cuidado especial no decorrer da reforma do ‘Revitaliza Resende’. É mais uma conquista para a comunidade escolar do município, que já recebeu 14 unidades totalmente revitalizadas. Além do Getúlio Vargas, estão em andamento a reforma das Creches Municipais São Vicente de Paula (na Cidade Alegria) e Bairro Vicentino (na Vicentina) e a construção de Mauá. Com gestão e comprometimento, estamos avançando para recuperar as nossas unidades, que totalizam 63, atualmente. Queremos oferecer as melhores condições possíveis de infraestrutura tanto para os profissionais quanto para os estudantes, que são o futuro da nação. Com um ambiente renovado, os alunos ficam mais motivados, fator que contribui para melhorias significativas no ensino. Esta é uma das prioridades do nosso legado – salientou.

A segunda etapa abrangerá a troca de pisos em toda a escola e pintura geral, além da reforma da cozinha. A novidade prevista é a colocação de piso tátil, visando dar maior acessibilidade às pessoas com deficiências.

Palavras chaves: Revitaliza; Getúlio Vargas