04/12/2009

Pacientes são atendidos no Posto de Saúde do Manejo

Programa contra tabagismo reúne 120 pessoas

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

A Prefeitura disponibiliza na rede municipal de saúde um programa especial visando combater o tabagismo, que é considerado um grave problema de saúde pública. Os encontros do programa acontecem normalmente na primeira ou última quarta-feira do mês, sob a coordenação de uma equipe multidisciplinar. Cerca de 120 pessoas participam do grupo, que é aberto à participação de todo e qualquer cidadão. A próxima reunião será realizada excepcionalmente nesta quarta-feira, dia 09, a partir de 17 horas, com a presença das médicas Marise Lomba e Marcilene Fonseca. Além de palestras sobre os malefícios do cigarro, as lesões que ele causa no organismo e a recuperação após parar de fumar, os participantes recebem também medicamentos homeopáticos voltado à redução da ansiedade e outros efeitos prejudiciais do tabaco, como a obstrução das vias aéreas. Estimativa do Ministério da Saúde mostra que todos os anos 200 mil pessoas morrem no Brasil vítimas do tabagismo, e cerca de 80 por cento dos fumantes dizem que gostariam de se livrar da dependência mas não conseguem. - A falta do cigarro causa uma fissura muito grande. Por isso, trabalhamos com a mudança no comportamento e o relaxamento voltado à suspensão do tabagismo. O objeto é promover a mudança de comportamento das pessoas interessadas em abandonar o vício – explica a médica Marcilene Fonseca. O programa investe ainda em técnicas de relaxamento visando diminuir a ansiedade. Voluntários são responsáveis por auriculoterapia – aplicação de agulhas em pontos na orelha (foto); shiatzu e técnica de respiração. - É possível parar de fumar. A fissura dura 15 minutos. Se o paciente conseguir controlar a ansiedade por esse tempo, já é uma vitória. Por isso, ensinamos meios de relaxamento. Os medicamentos homeopáticos agem nesse sentido – afirma a médica homeopata Marise Lomba. Em casos de dependências mais graves, ela disse que são indicados medicamentos alopáticos, como adesivos e goma de mascar, enviados pela Secretaria Estadual de Saúde e de Defesa Civil. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o tabaco causa mais dependência do que outras drogas, como o álcool, por exemplo. Já a coordenação de Educação em Saúde da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Saúde e Qualidade de Vida, realiza ainda outro trabalho que visa orientar e ajudar os interessados em parar de fumar. A médica Marcilene visita escolas do município, onde faz palestras para turmas do EJA (Educação de Jovens e Adultos) (EJA), orientando as pessoas sobre os prejuízos causados pelo tabagismo. As palestras são abertas à comunidade. A Prefeitura de Resende está apoiando também uma iniciativa da Igreja Adventista com a mesma finalidade: conscientizar a população dos malefícios do cigarro. Neste sábado, dia 05, haverá uma passeata pela cidade, com saída prevista às 10 horas, da igreja do bairro Montese em direção da Rodoviária Velha. Durante o evento, a população receberá informações sobre as palestras programadas para o Cinema Vitória com orientações sobre como se livrar da dependência do cigarro. As palestras vão acontecer de 7 a 10 de dezembro, de 19h30m às 21 horas – a participação do público é gratuita.
Palavras chaves: SAÚDE