25/06/2009

Encontro será realizado na Associação Educacional Dom Bosco

Profissionais de Educação realizam conferência no sábado

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

A Secretaria de Desenvolvimento Humano e Fraternidade (Educação) realiza, neste sábado, dia 27, a etapa municipal da Conferência Nacional de Educação (CONAE). O encontro acontece no auditório da Associação Educacional Dom Bosco (AEDB), de 8 às 12 horas e reunirá profissionais da Educação, pais, estudantes e representantes da sociedade civil organizada para juntos debaterem sugestões relacionadas à educação brasileira. As propostas serão enviadas à etapa intermunicipal, que acontece nos dias 10 e 11 de julho, em Volta Redonda.

Dentre os temas propostos para discussão na Conferência estão: A violência nas escolas, Educação Ambiental, grade curricular nacional, Educação no Campo, Educação Infantil, Municipalização do Ensino Médio e Sistemas de Avaliação buscando a qualidade na educação.

De acordo com o diretor pedagógico da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Fraternidade da Prefeitura de Resende e coordenador do evento deste sábado, professor José Roberto de Paiva, uma das propostas que deverá ser incluída no documento final é a implantação de um centro especializado para atendimento aos alunos que apresentam comportamento de desvio de conduta. A iniciativa busca combater a violência nas escolas.

Paiva destacou ainda a importância da participação da sociedade civil na Conferência de sábado, como por exemplo pais, alunos, entidades organizadas, além dos profissionais da educação. Entre as presenças confirmadas estão representantes da União Municipal de Estudantes Secundaristas (UMES), Rotary Clube, Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (SEPE), Associação dos Professores Municipais de Resende (ASPR), Faculdade Dom Bosco e educadores das escolas estaduais e municipais.

A Conferência Nacional de Educação (CONAE), marcada para abril de 2010, em Brasília, será um espaço democrático para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional. O tema do encontro é ‘Construindo um Sistema Nacional Articulado de Educação’: Plano Nacional de Educação, suas Diretrizes e Estratégias de Ação.

Entre as autoridades convidadas para o evento deste sábado, na AEDB, estão o secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Fraternidade (Educação), professor João Duarte, e o prefeito José Rechuan (primeiro e segundo da esquerda para a direita, respectivamente, na foto ao lado)

Palavras chaves: EDUCAÇÃO