15/10/2019

PROFESSORES TROCAM EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Evento na Escola Noel de Carvalho acontecerá em dois turnos; profissionais se inscreveram para apresentar projetos

PROFESSORES TROCAM EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Crédito: Divulgação PMR

Para marcar o Dia do Professor, a Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Educação, vai promover um evento no qual profissionais da própria rede vão trocar experiências sobre práticas vividas nos processos de Educação. Será na sexta-feira, dia 18, na Escola Municipal Noel de Carvalho, com objetivo final de aprimorar práticas pedagógicas aplicadas aos alunos da rede.

A expectativa é que 1,4 mil profissionais participem das atividades nos turnos da manhã e da tarde. No total, 138 professores se inscreveram em um processo de seleção que definiu os painéis e oficinas que serão apresentados. A recepção pela manhã está marcada para as 07h30 e de tarde para as 13 horas. Todas as oficinas e palestras concorrem a viagens nacionais e internacionais.

Valorização da carreira

A Prefeitura de Resende conseguiu importantes avanços para a categoria nos últimos três anos. Além de melhorias na questão salarial, com a implantação do Piso Nacional do Magistério, a atual gestão vem tocando importantes obras e implantando projetos que ajudam a melhorar a qualidade de trabalho dentro e fora da sala de aula.

Uma das reivindicações mais antigas dos profissionais, o Piso Nacional do Magistério foi implantado em maio de 2019, como um marco importante para os professores da rede municipal. Com isso, houve uma adequação significativa nos vencimentos dos profissionais que recebem a partir de R$ 1.051,41 dentro do concurso de 20 horas. Com a nova legislação em vigor, o pagamento passou a ser proporcional a carga horária do professor e pode alcançar até 33% de aumento.

- Sabemos que se tratou de um avanço importante, mas que ainda é muito pouco diante da importância que o professor tem para construção de uma sociedade cada vez mais forte. É uma responsabilidade muito grande e que aqui em Resende é muito bem desempenhada pelos profissionais da nossa rede municipal - disse o prefeito Diogo Balieiro Diniz.

Além disso, A Prefeitura de Resende já entregou 16 escolas e creches reformadas, ampliadas ou totalmente novas. Outras três grandes obras estão em andamento. Com isso, o governo garante melhores condições de trabalho para os mestres e, consequentemente, de aprendizado para os alunos. Atualmente, Resende conta com 14 mil estudantes em 63 unidades espalhadas por toda a cidade.

Educação em destaque

No mês passado, a Educação de Resende foi destaque no Ranking Connected Smart Cities 2019, feito pela consultoria Urban Systemse para medir as cidades mais inteligentes e com maior potencial de desenvolvimento do país. A cidade ficou em ficou em 48º lugar na classificação geral, levando em conta os mais de cinco mil municípios brasileiros, no estudo que mediu diversos setores do Serviço Público. Especificamente na Educação, Resende é a sexta melhor do Estado do Rio e a segunda mais destacada na região, atrás apenas de Valença.

Palavras chaves: Educação; Experiências; Práticas Pedagógicas