05/07/2018

PROERD FORMA MAIS 460 ALUNOS ESTE MÊS EM RESENDE

Programa orienta estudantes sobre os perigos das drogas, além de despertar nos alunos valores como o civismo e o respeito às leis

PROERD FORMA MAIS 460 ALUNOS ESTE MÊS EM RESENDE

Crédito: Jenny Faulstich

Cerca de 460 estudantes da Rede Municipal de Ensino vão receber este mês os certificados de conclusão do curso de formação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), desenvolvido através de uma parceria com a Polícia Militar. A primeira formatura será realizada na próxima segunda-feira, dia 9, às 15h, na Escola Municipal Surubi, onde 80 alunos estarão se formando. A solenidade deverá contar com a presença do prefeito Diogo Balieiro Diniz, da secretária de Educação, Rosa Frech e de autoridades militares, além da direção escolar, pais e responsáveis pelos estudantes.

De acordo com a programação, a formatura terá início com o canto do Hino Nacional, seguido da entrega dos certificados, quando as crianças farão o juramento se comprometendo a viver longe das drogas.

Para a secretária municipal de Educação, Rosa Frech, o curso, além de orientar os estudantes sobre os perigos das drogas, também desperta nos alunos valores muitas vezes esquecidos, como o civismo e o respeito às leis.

- Ao longo de todo o semestre letivo, durante 17 semanas, as crianças participam de uma aula por semana sobre o tema. Os instrutores são policiais militares fardados, que distribuem cartilhas informativas e estimulam o compartilhamento do material com a família do estudante. As lições trabalhadas em sala de aula ajudam na autoestima e no controle das tensões nervosas, além de ensinar noções de civismo, fazendo com os estudantes desenvolvam atitudes positivas de respeito às leis e às autoridades – destaca a secretaria de Educação, Rosa Frech.

Conheça o Proerd

O PROERD é um programa de educação preventiva ao uso de substâncias ilícitas e tem por objetivo evitar que crianças e adolescente sejam cooptadas pelo tráfico e iniciem seu uso. As atividades nas escolas são desenvolvidas pelo 37º Batalhão da Polícia Militar, que disponibiliza um agente da corporação para ensinar técnicas de resistência à pressão, auxiliando as crianças a dizer não às drogas e à violência. Todo semestre novas turmas são formadas.

Palavras chaves: Proerd