10/07/2018

PROERD FORMA MAIS 380 ALUNOS EM RESENDE

Formatura, realizada na quadra do Colégio Municipal Getúlio Vargas, emocionou estudantes, autoridades e convidados

Crédito: Carina Rocha

A formatura de 380 estudantes, com idade entre 10 e 11 anos, do 5º ano do Colégio Municipal Getúlio Vargas, localizado na Cidade Alegria, marcou nesta terça-feira, dia 10, os 12 anos de atividades do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência), em Resende. Desenvolvido através de uma parceria entre a Prefeitura e a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, o programa tem como objetivo preparar crianças e adolescentes para dizerem não às drogas, além de despertar e reforçar valores como o civismo, a ética e o respeito às leis.

A cerimônia de formatura dos estudantes, que contou com a presença do prefeito Diogo Balieiro Diniz, da secretária de Educação Rosa Frech e de autoridades militares, além de pais, responsáveis e professores, aconteceu na quadra do colégio e foi marcada pelo entusiasmo das crianças em todas as etapas da solenidade, desde o canto do Hino Nacional até a entrega dos certificados, quando os formandos fizeram o juramento se comprometendo a viver longe das drogas, passando também pela premiação das melhores redações elaboradas durante o semestre.

As aulas do PROERD nas escolas municipais acontecem uma vez por semana e são ministradas por agentes do 37º Batalhão de Polícia Militar, especialmente capacitados para isso. O Terceiro-Sargento da PM, Sandro Sebastião Lopes, conhecido pelas crianças como “Tio Sandro”, é um dos responsáveis por essa integração Escola e Família - fator essencial para que o programa não seja esquecido ao longo dos anos pelos alunos. O instrutor citou diversas vezes durante a cerimônia a importância da participação dos pais nesse processo:

- Ao contrário do que as pessoas sempre dizem, nós não plantamos sementes na vida dessas crianças. Nós apenas estamos regando, pois quem planta essas sementes, diariamente, são as famílias. Graças a esse trabalho conjunto, no futuro vamos colher os resultados das boas escolhas feitas por eles – ressaltou o policial militar.

A opinião do militar foi ratificada pelo prefeito Diogo Balieiro Diniz, que acompanhou todas as etapas da formatura e lembrou que a educação é o melhor caminho para garantir um futuro melhor para toda a sociedade: “a educação tem o poder de abrir um leque de oportunidades na vida das pessoas, que vão muito além de uma simples formatura. Por isso, não tenho dúvidas de que este é melhor investimento que podemos fazer para prevenir e até mesmo combater a criminalidade. Educação é sinônimo de oportunidade” – ressaltou o prefeito.

Palavras chaves: PROERD Compartilhar