29/08/2018

PRIMEIRA ETAPA DA REVITALIZAÇÃO DA ESCOLA JARDIM DAS ACÁCIAS SERÁ ENTREGUE NESTE SÁBADO

Trabalhos na unidade, que estava há 15 anos sem receber melhorias, terão continuidade

Crédito: Divulgação PMR

Depois de ficar mais de 15 anos sem receber intervenções em sua estrutura, a Escola Municipal Jardim das Acácias, localizada na Fazenda da Barra II, terá a primeira fase das obras de revitalização realizadas pela Prefeitura entregues neste sábado, dia 1º de setembro, às 9h. A unidade, que atende 550 alunos, da educação infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental, estava em condições precárias e ganhou vida nova com os serviços executados através do programa Revitaliza Resende nos prédios I e III, onde ficam as salas de aula e as áreas pedagógica e administrativa. A quadra poliesportiva coberta da unidade também foi beneficiada.

De acordo com o relatório elaborado pela equipe escolar no primeiro semestre deste ano para direcionar a reforma, a estrutura da escola estava totalmente abandonada. Entre os itens listados pelos profissionais estava a pintura da unidade, que estava deteriorada e apresentava muitas pichações; muro com rachaduras e risco de desabar; problemas na rede elétricas, com tomadas com fiações expostas e danificadas; telhas e vidros quebrados; teto com mofo, infiltrações e umidade; além de calhas quebradas, portas sem fechadura, e o portão principal com ferragens expostas e parte do concreto desabando.

Outros problemas detectados pela equipe e também documentados no relatório foram o estado de conservação dos vasos sanitários, tanto dos alunos como dos funcionários, que apresentavam vazamentos, assim como as torneiras e caixas de descarga. Lâmpadas queimadas e ventiladores com defeito também foram registrados no documento. Após quatro meses de trabalho intenso, a unidade está transformada e o ambiente escolar está muito mais bonito, colorido, adequado e eficiente, como atesta a diretora Renildes Almeida.

- Hoje temos uma nova escola. As obras ainda não terminaram, mas as melhorias já estão visíveis por todo prédio. Na parte elétrica, por exemplo, a as tomadas e interruptores foram trocados ou arrumados e novos pontos foram instalados para atender a comunidade escolar. Diversos ventiladores quebrados ou com defeito também foram arrumados ou substituídos por novos, assim como as lâmpadas. Além disso, a escola ganhou uma pintura linda, nas áreas interna e externa. E isso faz uma enorme diferença – destaca a diretora.

Outro ponto comemorado pela direção, docentes e alunos foi a revitalização da quadra poliesportiva coberta, principal espaço para realização das atividades esportivas e recreativas na escola. O espaço foi todo pintado e o nome da escola escrito na lateral da parede, tornando o espaço ainda mais colorido. As intervenções, segundo a diretora, deixaram os alunos ainda mais estimulados a praticar atividades no local.

Na próxima etapa da obra, será feita a construção de banheiros para os usuários da quadra, além da instalação de bebedouros e arquibancadas.

- A reforma desta unidade, que era tão aguardada pela comunidade escolar, está ajudando a resgatar a dignidade de todas as pessoas envolvidas na escola, desde os estudantes, até os profissionais, passando também pelos pais dos alunos e pelas pessoas da comunidade. Com as melhorias realizadas, não tenho dúvidas de que vamos conseguir oferecer um espaço e um ambiente mais adequado para os alunos e melhores condições de trabalho para os funcionários - disse a secretária de Educação, Rosa Frech.

Palavras chaves: Rede Municipal De Ensino