° Minº Max

Obras e Serviços Públicos

31/10/2018

PREFEITURA RETIROU MAIS DE MIL TONELADAS DE LIXO E ENTULHO DA CIDADE NO MÊS DE OUTUBRO

Durante a ação, que percorreu 14 bairros, cerca de 300 caminhões de resíduos descartados incorretamente foram recolhidos

PREFEITURA RETIROU MAIS DE MIL TONELADAS DE LIXO  E ENTULHO DA CIDADE NO MÊS DE OUTUBRO

Crédito: Carina Rocha

A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, recolheu, no mês de outubro, cerca de 1.500 toneladas de lixo e entulho descartados de forma incorreta em praças, ruas e canteiros do município. A iniciativa, que conta com o auxílio de máquinas, caminhões e uma equipe de funcionários, faz parte das ações organizadas pela Prefeitura para deixar a cidade mais bonita e saudável, além de ajudar no combate a vetores e ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

De acordo com o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Victor Sampaio, além de eliminar focos do mosquito, que são gerados pelo acúmulo de sujeira e água parada, a ação também teve como objetivo livrar a população de transtornos gerados pelo lixo, como alagamentos e o mau cheiro. Os bairros beneficiados em outubro, segundo ele, foram Lavapés, São Caetano, Alvorada, Paraíso, Cabral, Manejo, Jardim Aliança I e II, Morada do Contorno, Primavera, Toyota, Vila Isabel e Cidade Alegria, além da Beira Rio. O trabalho terá continuidade em novembro, reforçado por novos equipamentos adquiridos semana passada pela Prefeitura.

- O descarte desses materiais, de forma incorreta e irregular, prejudica os próprios moradores. Por isso, é muito importante que a população esteja do nosso lado nesse projeto e não utilize os espaços públicos para depositar lixo e entulho. Estamos incessantemente percorrendo as ruas e eliminando o grande volume de lixo e entulho deixado pelos moradores, mas, infelizmente, em poucos dias, ou até mesmo horas, o ato se repete - disse o secretário, lembrando que a conscientização sobre o espaço público é fundamental para manter a cidade limpa e saudável.

Além da retirada de entulho, a cidade também é atendida com serviços de varrição, capina e roçada nos bairros, o que traz mais segurança e tranquilidade para os moradores. Segundo a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, quatro empresas atuam nessas frentes. Porém, para reforçar sua eficácia, a Prefeitura realiza um trabalho paralelo, retirando, por dia, cerca de oito caminhões de entulho, que são levados para o Aterro Verde.

Reforço na frota

Para reforçar o trabalho de limpeza e retirada de entulho em toda a cidade, a Prefeitura acaba de reforçar sua frota de máquinas pesadas, com a compra de quatro novas retroescavadeiras. Os equipamentos, da marca JCB, modelo 3CX, têm caçamba 6x1 e lanças extensivas que facilitam o seu posicionamento em diversos tipos de terrenos. Além de auxiliar no serviço de limpeza da cidade, as máquinas também serão utilizadas na manutenção das estradas rurais, fundamentais para o escoamento da produção rural.

Palavras chaves: Lixo Entulho