16/01/2009

Próximo mutirão acontece nesta segunda, na Morada da Barra

Prefeitura reforça ações contra a Dengue

Crédito: Wagner Alves

O índice de infestação de larvas do mosquito transmissor da dengue cresceu consideravelmente no bairro Surubi Velho neste início do ano com relação ao final de 2008, passando de 0,42 por cento para 2,55 por cento. O percentual foi constatado nesta quinta-feira, dia 15, durante o segundo mutirão de prevenção contra a doença, promovido pela administração do prefeito José Rechuan (DEM). Segundo o secretário municipal de Saúde, Daniel Britto, “este índice está bem acima do número considerado aceitável pela Organização Mundial da Saúde, que é de apenas um por cento”. Britto acompanhou pessoalmente o início do mutirão no Surubi Velho.

Durante mutirão realizado na comunidade, do qual participaram 22 agentes do Serviço de Vigilância Sanitária do Município, foram recolhidas 84 toneladas de lixo e entulhos em calçadas do lado externo dos imóveis, quintais e principalmente em terrenos baldios. Além das inspeções em casas e terrenos, no mutirão do Surubi Velho foram realizadas ações como distribuição de material educativo, cobertura de caixas d´água e passagem do carro fumacê pelas ruas. Dos 392 imóveis cadastrados nesta comunidade, foram inspecionados 274, pois os outros 118 estavam fechados.

Em cumprimento à determinação do prefeito Rechuan para intensificar as ações de prevenção contra a doença, a Secretaria de Saúde promove nesta segunda-feira, dia 19, de 8 às 17 horas, o terceiro mutirão no atual governo visando evitar possíveis focos da doença – este mutirão acontecerá no bairro Morada da Barra. O primeiro ocorreu dia 8, na Vila Santa Cecília.

Em razão do alto índice de infestação detectado na região do Surubi Velho, o secretário de saúde reforçou seu apelo para que a população de Resende reforce os cuidados com relação à dengue. Ele classificou este procedimento como primordial no sentido de evitar casos da doença no município. Só nesta semana, o prefeito pediu ao secretariado municipal e às associações de moradores para que participem diretamente das ações de prevenção contra a dengue.

- É importante deixar claro novamente que este nosso trabalho é apenas preventivo, e que não há nenhum caso de dengue confirmado na cidade. Mas, por outro lado, precisamos frisar também que para que as ações desenvolvidas pelo poder público apresentem os resultados esperados, precisamos do engajamento direto de toda a sociedade, incluindo os segmentos organizados e o cidadão de uma maneira geral. A população deve estar consciente de que pode contribuir muito para reduzirmos muito este índice, adotando uma série de procedimentos simples, como manter reservatórios de água vedados e evitando o acúmulo de lixo, além de eliminar todo e qualquer tipo de objeto com água parada em sua casa ou estabelecimento – salientou o secretário.

Palavras chaves: PREVENÇÃO