25/06/2009

Campanha Viva Sem Drogas é apresentada ao setor empresarial

Prefeitura realizará Fórum Municipal Sobre Drogas

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

A Prefeitura vai promover no próximo dia 14 de julho, na Associação Educacional Dom Bosco, o I Fórum Municipal Sobre Drogas. Esta foi uma das informações divulgadas na noite de terça-feira, dia 23 de junho, no encontro realizado na CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas). Durante este evento, a administração do prefeito José Rechuan (DEM) apresentou ao segmento dos empresários os objetivos da Campanha Viva Sem Drogas, que está sendo lançada na cidade pelo Poder Executivo (foto).

- A sociedade clama por uma ação eficaz contra as drogas, que tiram os nossos jovens e causam muito sofrimento às famílias. Não podemos deixar que as drogas ocupem espaço entre os nossos jovens. Queremos chegar perto das crianças, adolescentes e até mesmo adultos para mostrar os malefícios que as drogas causam – declarou Rechuan, na abertura do encontro na CDL, resumindo os objetivos das ações realizadas pela Prefeitura visando enfrentar este problema.

Entre as atividades previstas para o Fórum Municipal do dia 14, cujo horário ainda será divulgado, está a divisão de representantes de diversos segmentos organizados da sociedade em grupos de trabalho, os quais vão debater e apresentar propostas com o objetivo de encontrar soluções para a questão das drogas.

Entidades de classe, poder público, imprensa, instituições religiosas e setor empresarial são alguns dos segmentos que estarão representados nestes grupos. A partir das propostas apresentadas, a Prefeitura definirá as ações a serem implementadas na Campanha Viva Sem Drogas. A programação do Fórum, que também será divulgada em breve, prevê ainda a posse dos membros do Conselho Municipal Anti-Drogas.

No encontro desta semana com o setor empresarial, a presidente da EDUCAR (Instituto de Educação do Município de Resende), Bianca Pena, explicou que a Campanha Viva Sem Drogas será uma ação integrada entre diversos setores da administração municipal e a sociedade organizada. Segundo ela, “é preciso buscar ajuda onde for possível para desestimular o uso de drogas, principalmente através de ações preventivas”.

- Queremos apoiar esta ação integrada entre poder público nas três esferas (municipal, estadual e federal), sociedade organizada, órgãos de segurança, empresários, diretores de escolas e professores, entidades de classe e comunidade em geral. Dessa forma, esperamos criar multiplicadores da nossa causa de luta contra as drogas. Acreditamos muito no esporte, na cultura, no lazer e na educação como caminhos para chegar até os jovens antes que as drogas cheguem até eles – disse Bianca.

ATENDIMENTO PARA PACIENTES - Segundo dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Saúde e Qualidade de Vida – os quais também foram apresentados no encontro da CDL – o número de pacientes cadastrados pelo programa municipal de atendimento a dependentes químicos passou de 725 em 2003 para 1.519 no ano passado (2008). A Prefeitura presta assistência a essas pessoas e aos seus familiares, seguindo os procedimentos de tratamento indicados pelo Ministério da Saúde.

- O programa conta com psicoterapeuta, clínico geral e psiquiatra, além do atendimento psicossocial. No trabalho em grupo, os procedimentos passam por terapia, prevenção à recaída, atendimento à família, atendimento acolhedor e oficinas terapêuticas, que são realizadas através de várias atividades, entre elas música, teatro, capoeira e trabalhos com papel reciclado. O atendimento é intensivo, semi-intensivo e não-intensivo, sempre de acordo com a necessidade de cada caso – explicou o secretário municipal de Saúde, Daniel Brito.

Palavras chaves: PREVENÇÃO