19/01/2009

Prefeitura realiza recuperação de estradas rurais

Serviços começaram pela Estrada da Limeira

Prefeitura realiza recuperação de estradas rurais

Em cumprimento a uma determinação do prefeito José Rechuan (DEM), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Infra-Estrutura e Segurança iniciou a recuperação das estradas rurais da cidade, cujo estado atual é considerado caótico. Os trabalhos de recuperação começaram pelas estradas da Limeira e do Jardim do Sol. A estrada da Limeira é a principal ligação de Resende com o município paulista de Arapeí. Já a estrada do Jardim do Sol se localiza na região da Fazenda da Barra.

Rechuan disse que a conservação das estradas rurais deve ser feita de forma permanente com o objetivo de diminuir o risco de possíveis transtornos, principalmente na época das chuvas fortes. Levantamentos da nova administração municipal indicam que diversos trechos estão em péssimas condições, “o pode trazer muitos problemas para o escoamento da produção leiteira, uma das atividades principais da economia do Município”.

- A valorização do homem do campo deve ser uma prioridade de todo e qualquer governante. No caso do nosso município, sabemos da importância deste segmento para o desenvolvimento da cidade, pois muitas pessoas dependem desta atividade, que também gera receitas destinadas à realização de obras e serviços. Por isso, mesmo com todas as dificuldades encontradas pela nossa administração neste mês de janeiro, não vamos medir esforços no sentido de garantir as condições necessárias de trabalho ao produtor rural. E estamos começando a trabalhar desde já nas estradas rurais – disse Rechuan, acrescentando que a conservação permanente das estradas rurais está inserida entre as ações do Programa Resende Sem Parar, uma das suas principais propostas apresentadas na campanha eleitoral do ano passado.

Na Estrada do Jardim do Sol, já foram recuperados cinco quilômetros. Na estrada da Limeira, por sua vez, os trabalhos estão sendo intensificados nesta semana. Os serviços nestas estradas consistem basicamente na colocação de saibro e escória nos pontos mais críticos. A programação da Prefeitura prevê em breve a recuperação de estradas nas regiões de Mauá, Vale da Grama, Serra do M e Vargem Grande. O secretário municipal de Desenvolvimento Humano, Infra-Estrutura e Segurança, Rubem Almada, disse que todo o trabalho de recuperação de estradas rurais neste momento “está sendo feito de forma emergencial”.

- A maior dificuldade para realizar este trabalho é a falta de material e de maquinário. Encontramos máquinas e caminhões quebrados, motivo pelo qual tivemos que realizar imediatamente a recuperação de uma patrol e uma retro-escavadeira. Outras máquinas passam por reparos e quando toda esta frota estiver em perfeitas condições de uso, certamente poderemos acelerar o trabalho de recuperação das estradas rurais de Resende – frisou o secretário.

Palavras chaves: CONSERVAÇÃO