26/06/2018

PREFEITURA REALIZA OBRAS NA GRANDE ALEGRIA

Recuperação de travessia, limpeza do canal, operação tapa buraco e instalação de novos equipamentos nos parques e praças valorizam a comunidade e melhoram a qualidade de vida dos moradores

PREFEITURA REALIZA OBRAS NA GRANDE ALEGRIA

Crédito: Carina Rocha

Oferecer um serviço público de qualidade, que melhore a vida das pessoas do campo e da cidade, beneficiando desde os bairros da região central até as comunidades mais distantes. É dessa forma que a Prefeitura de Resende tem atuado em todos os setores da administração municipal, com destaque para a área de infraestrutura, que carecia de muitos investimentos. Provas disso são as obras realizadas na Grande Alegria, região que concentra o maior número de moradores da cidade e onde a Prefeitura está fazendo a limpeza do canal periférico, a recuperação de uma travessia, a retirada de entulho e a revitalização de áreas de lazer, que também estão ganhando brinquedos novos.

As intervenções, segundo o prefeito Diogo Balieiro Diniz, têm por objetivo valorizar os bairros que formam a Grande Alegria, devolvendo aos seus moradores o orgulho de morar na região, além de melhorar a qualidade de vida da população.

- A Grande Alegria tem uma característica muito peculiar: lá, os bairros estão todos interligados e uma intervenção feita numa determinada comunidade tem influência direta em várias outras. Por isso é tão importante olharmos para aquela região com atenção especial e é isso que estamos fazendo. Em menos de dois de governo, já conseguimos avançar bastante, mas ainda há muito para fazer, já que a cidade cresce a cada dia e novas demandas aparecem – disse o prefeito.

Um bom exemplo de como uma obra pode influenciar na vida de mais de uma comunidade está sendo executada agora e deverá ser concluída nos próximos dias. É a recuperação da travessia metálica que liga os bairros Jardim Beira Rio e Toyota, e que é usada por vários moradores diariamente. A travessia, que estava com sua estrutura bastante deteriorada e podia ser interditada a qualquer momento, está sendo totalmente recuperada através do programa Revitaliza Resende. Para isso, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos está fazendo a troca das chapas do piso, reconstruindo a base de sustentação da ponte, e reforçando, com soldagem, toda a estrutura metálica da travessia, inclusive suas proteções laterais. No total, 14 servidores trabalham no local, que também vai receber nova pintura.

Outra ação em andamento na região, e que também vai beneficiar diversos bairros, é a limpeza do Canal Periférico, que contorna toda a Cidade Alegria e faz divisa com outros bairros como a Morada do Contorno, Jardim Primavera e Toyota. A operação realizada no local, coordenada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, envolve 10 servidores, um caminhão e uma máquina retroescavadeira, responsável pela retirada do lixo e do entulho acumulado no local. Além disso, também está sendo feita a capina, a roçada e a pintura de meio-fio em toda a extensão do canal. Os moradores das imediações já começam a ver a diferença da paisagem e iniciaram a construção de um pequeno jardim nas margens do canal.

Já para melhorar a mobilidade na região, as ruas dos bairros Jardim Alegria, Jardim Beira Rio, Nova Alegria e Primavera, onde a Prefeitura já fez uma grande operação de retirada de entulho, estão sendo recuperadas através da Operação Tapa-buraco, que beneficia também outros bairros da cidade e já aplicou, na atual gestão, cerca de três mil toneladas de massa asfáltica por todo o município. A prioridade são as vias de maior movimento e aquelas que servem de trajeto para os ônibus urbanos. No Jardim Beira Rio, por exemplo, já foram atendidas as ruas 2 e 9, Ulisses Guimarães e Tancredo Neves, além da Avenida 4. No Jardim Primavera, receberam os serviços as ruas Paraná, Arapongas, Rouxinóis, Pica Paus, Saíras e Pintassilgos.

Novos equipamentos

E visando trazer mais segurança e conforto para as famílias da Grande Alegria, em especial para o público infantil, a Prefeitura também está investindo no esporte e no lazer, com a recuperação de quadras poliesportivas, como foi o caso do Jardim Aliança II, e das áreas de lazer, como acontece agora na Coophasul e na avenida do Canal Norte, onde a Prefeitura, além de estar recuperando o espaço com serviços de pintura, troca de bancos quebrados e melhoria dos equipamentos esportivos, entre outras ações, também está fazendo a instalação de novos parquinhos de brinquedos.

Palavras chaves: Obras